Agcgc

12524 palavras 51 páginas
Universalismo é um termo com várias acepções, a depender da corrente de pensamento.

Na comunidade espiritualista do Brasil é comum referência ao espiritualismo universalista.

Universalismo também se faz presente em outras correntes de pensamento, tais quais unitarismo, conscienciologia, seicho-no-ie e hinduísmo. No hinduísmo há o universalismo radical e o universalismo moderado.

Literatura[editar | editar código-fonte]
Na literatura, Universalismo é uma tendência para buscar no particular conclusões generalizantes.

Em Machado de Assis, o universalismo se dá através da exploração dos arquétipos e das mais remotas tradições literárias, como a luciânica. Diz-se que um autor é universal quando o sentido de sua obra ultrapassa os interesses locais de seu país e passa a interessar o mundo todo ou a maior parte possível dele.

No poema "Amor é fogo que arde sem se ver", de Camões, por exemplo, o foco não é o amor do sujeito lírico ou de que alguém em especial, mas sim um ponto de vista universal.
Estou assustado com o rumo de alguns evangélicos no país. Estou pasmo em descobrir que muitos irmãos em Cristo estão aderindo ao universalismo. Hoje, para minha tristeza assisti um vídeo do pastor Ed Renê Kivitz que de forma descarada defendeu a salvação de todos os homens. No vídeo (veja abaixo) ele afirmou que antes acreditava que apenas os cristãos seriam salvos, mas que agora acredita que o Espirito de Deus está em toda a humanidade, que os seres humanos anseiam por Deus e que isso efetivamente vem de Jesus. Em sua pregação Kivitz também afirma que ficaremos surpresos quando chegarmos ao céu e percebermos lá toda a humanidade, isto é, crentes, incrédulos, pessoas que nunca acreditavam em Cristo, juntas louvando ao Senhor. Segundo o pastor Batista as pessoas perguntarão as outras como chegaram ali? E todos dirão, foi Jesus.

Caro leitor não canso de falar que o universalismo não é uma doutrina bíblica. Afirmar que Cristo salvará todos os homens independente

Relacionados