"agarrame aqui"

4354 palavras 18 páginas
Instituto Politécnico de Beja
Escola Superior de Educação
Curso de Licenciatura em Desporto

Fundamentos do movimento

Docente: Prof. Nuno Loureiro e Inmaculada Quinones
U.C.: Fisiologia do Exercício
Ano Lectivo: 2014/2015

Discentes :
João Amaral nº13807
Ruben Figueiredo nº13892

Introdução
No âmbito da unidade curricular de Fisiologia do Exercício, do curso de Desporto, da Escola Superior de Educação de Beja, foi-nos proposto pelos docentes Nuno Loureiro e Inmacolada Quinones a realização de um trabalho que consistia na avaliação das diversas fontes de energia e a sua potência muscular. Este trabalho tem como objetivo, avaliar qual o tipo de fibras que utilizas nos diferentes testes.

Adaptações Neuromusculares
A realização dos movimentos do corpo humano é controlada e regulada pelo sistema nervoso central (SNC).
A reação do processo de contração das fibras musculares ocorre pela combinação de impulsos neurais inibitórios e excitatórios, que transmitem estímulos continuamente aos neurônios e determinam seu potencial de ação para a excitação (MAIOR; ALVES, 2003; WILMORE; COSTILL, 2001).

Os impulsos excitatórios excedem os impulsos inibitórios das fibras musculares, dando início à contração e estimulando o recrutamento de unidades motoras (HARRISON et al., 2004).

O recrutamento das unidades motoras depende do exercício que está sendo executado, pois nem todas as unidades motoras são solicitadas ao mesmo tempo (STEWART et al., 2011).

Geralmente, o recrutamento das unidades motoras é determinado pelo tamanho do seu motoneurônio
(CARROLL et al., 2001), que se destaca por agrupar e estimular as fibras musculares de acordo com suas características (fibras do tipo I, IIa e IIb) para a realização da contração (WILMORE;COSTILL, 2001).

Adaptações Neuromusculares

A contração e o relaxamento muscular dependem do somatório dos impulsos nervosos recebidos pelas unidades motoras, com origem no estímulo externo.

Assim, o

Relacionados

  • vida
    175193 palavras | 701 páginas