Afro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Religiões Afro-Brasileiras
Os africanos que vieram para as Américas – em sua maioria na condição de escravos, embora mesmo no período colonial tenha havido uma pequena imigração de africanos livres – provinham de diferentes povos que pertenciam a variadas culturas. As suas práticas religiosas eram, em alguns casos, assemelhadas e, em outros, bastante diferenciadas.
No Novo Mundo, alguns sedesligaram completamente de suas antigas tradições, convertendo-se ao cristianismo. No Brasil e nas colônias espanholas, tornaram-se católicos, posto que o catolicismo era a única religião permitida. Nos Estados Unidos e em colônias britânicas e francesas da América Central e Caribe tornaram-se evangélicos, especialmente batistas. De modo geral, os seus descendentes mantiveram-se fiéis a estas novasreligiões.
Um grande número de africanos e seus descendentes buscaram recriar as suas religiões de origem, formando grupos para a prática religiosa dos rituais e para a transmissão das tradições. Estes grupos se autodenominaram “nações” e os nomes adotados se referem às etnias, cujas culturas são predominantes entre eles. Tais criações foram mais bem sucedidas nos locais de maior concentração deescravos e seus descendentes, especialmente nas cidades portuárias que mantiveram atividades comerciais com os países da África até as primeiras décadas do século XX. No Brasil, foram especialmente as cidades de São Luís, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
As práticas daqueles grupos religiosos passaram a constituir-se em uma espécie de síntese dos elementos culturais, fossem de fé, fossem decostumes e rituais dos seus participantes, pelo fato das populações de africanos e seus descendentes não serem homogêneas, ou seja, estavam constituídas pela convivência de pessoas provenientes de diferentes etnias (por exemplo, mina, fanti, ashanti, jeje, hauçá e outros).
Essas culturas e outras já haviam feito um primeiro sincretismo na própria África, resultante das guerras étnicas e dapermanência de escravos nos entrepostos do tráfico, como no Arquipélago do Cabo Verde e nas Ilhas de São Tomé e Príncipe.
Naturalmente, prevaleceram os traços culturais das populações majoritárias em cada local. A convivência com as populações de origem indígena – especialmente em áreas rurais – levou à incorporação de aspectos das diferentes culturas dos povos que já habitavam as Américas antes da chegadade europeus e africanos. Por fim, foram incorporadas a alguns dos cultos afro-brasileiros aspectos culturais de outras etnias, como a dos ciganos e, muito mais recentemente, de povos orientais. Assim, é possível ver-se, em algumas casas de culto, imagens de Buda. Foram incorporados, também, aspectos do espiritismo europeu kardecista.
Por outro lado, devido às pressões da Igreja Católica para aextinção desses cultos e também pela possibilidade de certos aspectos da religião católica serem compatíveis com as tradições africanas, as religiões afrobrasileiras apresentam significativos aspectos das crenças e dos rituais católicos:
* os participantes do ritual do tambor-de-mina do Maranhão costumam realizar a festa católica do império do divino, em homenagem ao Espírito Santo;
* no Recife,integrantes dos cultos dos orixás participam das procissões-dançantes da bandeira e do acordapovo, esta última realizada na madrugada do dia em que se homenageia São João;
* a ialorixá (sacerdotisa das religiões afro-brasileiras dos orixás) Badia, no Pátio do Terço do Recife, organizava a festa de São Bartolomeu e se lhe perguntavam se haveria “toque”, respondia que não, porque se tratava de “umafesta brasileira”;
* diversos babalorixás (sacerdotes das religiões afro-brasileiras dos orixás) do Recife integraram as confrarias de Nossa Senhora do Rosário; Luiz de França dos Santos, que dirigiu o Maracatu Leão Coroado do Recife, dizia, com orgulho, ter sido juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (as irmandades são sociedades da religião católica destinadas à...
tracking img