Afro descendentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AFROS DESCENDENTES NO BRASIL

Lucenilda da Silva Santos
Professora – Luiza de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED-0507) – Prática do Modulo I
23/06/2012

RESUMO

O presente a seguir, busca analisar o racismo contra o Afro-descendente no Brasil, cujo mesmo, foi o último país a abolir formalmente o trabalho escravo. Ressaltando que a abolição daescravatura, fruto do interesse burguês pôs no mercado de trabalho mão-de-obra não especializada, ou seja, ocupação informal.  Isso contribui para a gradativa desvalorização do grupo Afro ao longo da história. Herdamos do período colonial um mundo repleto de preconceitos, apesar do intenso processo de miscigenação. Os negros eram tratados como seres inferiores, verdadeiros animais ou objetos, eramridicularizados por seu aspecto físico, crenças ou por seus costumes. O passado do negro, explica sua posição social inferior na contemporaneidade, muitos resquícios das práticas escravistas vieram a contribuir para que ele passasse a ocupar os piores lugares no mercado de trabalho, as mais baixas remunerações e vestisse o manto de uma postura de malandragem e erotismo. Estereótipos construídos paracriar uma idéia de negro enquanto sinônimo de indolente e não trabalhador. Essa realidade exige de toda a sociedade brasileira uma reflexão sobre a condição da população Afro-descendente no país.

Palavras-chave: Afros descendentes; Racismo; Escravidão.

1 INTRODUÇÃO

A África caracteriza-se pela diversidade cultural. A História desse continente é rica e está intimamente ligadaà História do Brasil. Os africanos, trazidos para o nosso país como escravos, entre os séculos XVI e XIX, enriqueceram a cultura do povo brasileiro com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças e muito mais. Importante também é resgatar a historia e a cultura dos povos que habitaram o continente africano, pois até a entrada em vigor das leis, a disciplina de História não considerava avida em sociedade, os rituais religiosos africanos na sua grade curricular. A cultura do povo africano passou de geração a geração, por um anonimato nos currículos oficias escolares. Para corrigir essa omissão histórica e resgatar a herança africana e ignorada, está em vigor no Brasil, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das escolas oficiais e particulares. O conhecimento de nossasraízes e culturais é fundamental para afirmação da nossa identidade brasileira multiétnica e pluricultural. O Brasil é um dos países que mais possui população negra em todo mundo. Isso devido aos mais de 4 milhões de homens, mulheres e crianças que foram trazidas para cá com o comércio de escravos nos meados do ano 1500. Os escravos conseguiram sua liberdade, porém continuaram sendo descriminados,humilhados e mal tratados. Muitos não possuíam bens e local para morar, o que gerou problemas, como as favelas que hoje encontramos no Rio de Janeiro por exemplo. Hoje os “afro-brasileiros” se destacam na música, no meio comercial, no teatro, em filmes, no meio empresarial e em muitos outros meios no Brasil, muitas vezes superando o branco.


2 AFROS DESCENDENTES NO BRASILDesde o Século XVI os portugueses já empregavam o trabalho escravo nas Ilhas do Atlântico e no reino. Afirma-se que os primeiros africanos escravizados chegaram ao Brasil em 1554 e, além do trabalho na exploração do pau-brasil, auxiliam nos serviços domésticos.
Vindo em navios negreiros, também denominados de “tumbeiros”, devido ao alto índice de mortalidade durante a viagem(cerca de 30% morriam de doenças, tais como a cólera, de fome, dos castigos ou se suicidavam), eram trazidos de vários pontos da África, tais como Guiné, Senegal e Angola, e pertenciam a várias nações (Iorubas, Gegês, Nagôs, Bantos, Congos, Achantis, Benguelas, Iolofás, Mandingas, Muxicongos entre outras), sendo alguns considerados reis em sua terra natal. Estima que o tráfico negreiro trouxe...
tracking img