Africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Funcionalismo / Neofuncionalismo
A proposta dos funcionalistas concentra-se na proposta de um processo que deve ocorrer paulatinamente, visando solucionar o problema da ordeminternacional. O conceito em que se fundamenta o Funcionalismo, é descrito pela autora da seguinte forma: “hábitos de cooperação seriam constituídos em áreas mais técnicas, nas esferaseconômica e social, nas quais o interesse comum pode emergir facilmente (p.58)”, ou seja, há uma necessidade de estabelecer uma relação de confiança inicial para que mais tarde acooperação possa ser praticada na seara política.
Mônica Herz discorre sobre o sistema de paz proposto por Mitrany dentro dessa perspectiva funcionalista, onde tal sistema sugere uma“comunidade política menos particularista” e a criação de uma nova autoridade a qual receberia, dentro de um processo de compartilhamento de soberania por parte do Estados, uma certaautonomia.
A principal crítica a essa teoria, de acordo com a autora, é que “a separação entre política e cooperação funcional que fundamenta essa perspectiva não retrataria a realidade(p.60)”.
Já o Neofuncionalismo é uma reformulação da corrente funcionalista, e este, segundo a autora, foi “apropriado para a discussão sobre a natureza do processo de integraçãoem curso na Europa Ocidental (p.61)”. No entanto, a característica comum entre as duas correntes, de acordo com Herz, “é que um processo gradual de integração em áreas específicaspode transbordar para novas áreas de integração (p.61)”.
Porém, as críticas direcionadas ao neofuncionalismo são as mesma do funcionalismo, as quais, a autora cita novamente, sãobaseadas “no conceito de transbordamento (p.62)”. Assim, em 1980 a teoria neofuncionalista foi reavaliada e já há referências a uma corrente neo-neofuncionalista.


Fonte:...
tracking img