Africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Povos africanos antes da colonização européia.
Falar sobre o continente africano no leva a pensar, primeiramente, sobre a civilização egípcia, um das maiores da antiguidade. Mas e o restante do continente? A impressão que fica é que só o Egito desenvolveu uma grande e marcante civilização, mas e a África subsaariana, aquela parte do continente africano que fica logo abaixo do deserto do Saara, eque também teve um desenvolvimento considerável até a chegada dos europeus, nos séculos XV e XVI. Muitos professores não estavam preparados para levar o assunto à sala de aula, mas devido ao dispositivo da lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que obriga o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas, pois a introdução deste conteúdo no curriculum escolar faz –nosresgatar, o que há muito tempo já deveria estar sendo de sobremaneira divulgado pela comunidade educadora, é através do conhecimento que resgatamos as raízes, a cultura, que formaram um continente e que ajudou e contribui significativamente em parte considerável de nossa sociedade. Foi desta região que saíram milhões de escravos que trabalharam nas lavouras do outro lado do oceano, e que seusdescendentes ajudaram a construir o Brasil como nós conhecemos. E é sobre estes povos que irei falar. Tentarei trazer parcas informações sobre o inicio.
Traçando o enunciado de cada povo é apontado de forma global um breve histórico de sua estrutura social, economia e possíveis diferenças e familiaridades, tais subsídios trará ao leitor informações necessárias para uma compreensão e possívelcomparação da história deste continente.
No IV milênio a. C., o continente africano apresentava uma grande variedade de formações sociais. Na bacia do Nilo, núcleos urbanos e comunidades que praticavam uma agricultura irrigada. Na região da Núbia concentravam-se pequenos grupos seminômades. Nos planaltos etíopes núcleos humanos praticavam a agricultura e pastoreio, enquanto a região do nordeste doSaara se encontrava num progressivo avanço de áreas desérticas, obrigando a pastores e agricultores a deslocarem-se. Na região subsaariana as comunidades ainda viviam da caça e da coleta. O Egito inicialmente foi dividido em pequenos povoados chamados de nomos. Com o tempo esses nomos se transformaram em dois reinos, o reino do BAIXO EGITO e o reino do ALTO EGITO, situado no vale do Nilo. Logodepois houve a unificação dos dois reinos, formando a primeira dinastia governada pelo primeiro Faraó chamado Menés. As principais regiões do país, o vale do Nilo, o delta e o Fayum (Um oásis a oeste do Nilo) eram completadas por zonas circundantes, sobre as quais o Egito exercia certos direitos, como o da exploração de mineral. Como o Egito teve em sua história constantes conquistas e derrotas, suasfronteiras sempre estiveram em constantes mudanças chegando até a incorporar extensões de terra na Núbia, durante o Império Novo. Atualmente as fronteiras do Egito são limitadas ao norte com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o Sudão, a oeste com a Líbia, a leste com o Mar Vermelho e a nordeste com Israel.
A Nubia ( O reino de Kush) é uma antiga região no nordeste da África, situada ao longo do rioNilo, desde a primeira catarata até as proximidades de Khartum, no atual Sudão. Além do vale do Nilo, incluía as áreas desérticas a leste até o mar Vermelho e a oeste até o deserto da Líbia. Habitada por povos nilóticos negros, a Núbia constituiu ao longo de milênios um ponto de encontro entre as civilizações egípcias - e, por conseguinte, o mundo mediterrâneo - e os povos negros da África.Cercada, porém, pelo deserto, num trecho mais estreito do vale, jamais apresentou produção agrícola e população comparáveis às do baixo Nilo. Por volta de 3100 a.C., a I dinastia egípcia se apoderou de parte da Núbia, que passou a abastecer o império de ouro, pedras preciosas e diorito. A partir de então, a história da Núbia permaneceu ligada à do Egito, algumas vezes sob o poder dos faraós, outras...
tracking img