Africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A negação da afirmação das identidades étnicas, e os conflitos resultantes da manipulação política e ideológica das diferenças culturais entre populações que convivem num mesmo território geográfico,constituem sem dúvida uma negação dos direitos humanos.
De outro modo as diferenças, quando não são reconhecidas nos processos de construção de novas nações e sociedades democráticas, podem criardesigualdades que, por sua vez, podem se constituir em negação de alguns direitos fundamentais. Creio que todas as sociedades que convivem com o racismo, pouco importa suas formas históricas, acabampor falta do reconhecimento das diferenças e identidades particulares; por violar alguns princípios dos direitos humanos.
Porém, nem todos os conflitos que levam à violação dos direitos humanos nospaíses africanos, têm sempre esse conteúdo étnico e/ou cultural que lhes atribuímos. A análise da realidade contemporânea de muitos desses países mostra que se trata mais de conflitos pelo controle edomínio do poder político herdado da colonização do que das diferenças culturais propriamente ditas.

Nenhum país do mundo respeita integralmente os trinta artigos que compõem a Declaração Universaldos Direitos Humanos, adotada unanimemente pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1948. Como foi demonstrado pelo levantamento exaustivo realizado por Charles Humana (World Human Right Guide, 1984),a taxa média de aplicação e respeito aos Direitos Humanos nos países do mundo ocidental, coincidentemente os mais ricos e mais democráticos, é de mais de 90%.

No entanto, é justamente entre oscinqüenta e sete países que compõem o continente africano que se encontram as maiores taxas de violação e desrespeito a esses direitos. Nesses países, a taxa média de aplicação dos Diretos Humanos nãoatinge o limite inferior de 64%. No caso dos países da África sub-saariana, essa taxa é geralmente medíocre ou ruim.

Como explicar essa discrepância entre os países africanos e os do mundo...
tracking img