Africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura da África
A cultura africana reflete a sua antiga história e é muito diversificada.A África é lar de inúmeras tribos.grupos étnicos e sociais.Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes ,representam a diversidade cultural africana.O objeto de arte expressam muita sensibilidade .Nas pinturas,nas máscaras,a presença da figura humana,identifica a preocupação com osvalores étnicos morais e religioso.As máscaras têm um significado místico e importante na arte africana,sendo usada nos rituais e funerais ,elas são confeccionadas em barro,marfim,metais,mas o material mais utilizado é a madeira.Pois estabelece a purificação e a ligação com a entidade sagrada.são modeladas em segredo na selva.Umas das formas de arte africana são as pinturas empregadas na decoração dasparedes dos palácios reais,celeiros,das choupas sagradas.Suas formas geométricas,cenas de caça e guerra.Mas a mais importante manifestação de arte africana são as esculturas.A madeira é um dos materiais preferidos.As máscaras são as formas mais conhecidas de plásticas africanas.Umas máscaras é um ser que protege quem carrega. A escultura em madeira é a fabricação de múltiplas figuras que servemde atributo às divindades, podendo ser cabeças de animais, figuras alusivas a acontecimentos, fatos circunstanciais pessoais que o homem coloca frente às forças. Existem também objetos que demonstra poder, como insígnias, espadas e lanças com ricas esculturas em madeira recoberta por lâminas de ouro sempre mostrando um motivo alusivo à figura dos dignitários. Os utensílios de usocotidiano, portas e portais para suas casas, cadeiras e utensílios diversos sempre repetindo os mesmo desenhos estilísticos. Os tecidos são lisos ou estampados, os bordados são rebordados com linhas e com pedras de vidro. Confeccionam roupas longas e gorros. A inventividade do bordado com pedras de vidro está muito espalhada nas populações da República da Nigéria. Os suportes para abanos, crinas e rabos de animais,também decoram com pedras de vidro, canudilhos e cauris.
As civilizações africanas tem uma visão holística e simbólica da vida.Cada individuo é parte de um todo e ligados,todos em função docosmos em eterna busca pela harmonia e de equilíbrio,e cada fiel deve participar seguindo o papel que lhe pertence em nível espiritual e terreno. As religiões tradicionais africanas também referidascomo religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas e espirituais no continente africano e há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria.
- O islamismo, que se manifesta sobretudo na África Branca, mas é também professado por numerosos povos negros;
- O cristianismo, religião levada por missionários e professada em pontos esparsos do continente;
- E o animismo,seguido em toda a África Negra.
Se alguma vez existiu uma culinária africana, no sentido de típica de todo o continente – o que é pouco provável, devido às suas enormes dimensões, tanto geográficas como humanas – essa culinária perdeu-se ao longo da história. Os africanos, como os povos dos restantes continentes, receberam “frutos” de todo o mundo, que incorporaram na sua dieta, assim como aspróprias técnicas culinárias. Como todo país, a África do Sul também apresenta uma culinária própria, tendo como base de seu cardápio as carnes vermelhas, além das comidas exóticas.Num evento social de nome braai, pode-se comer carnes grelhadas, mas estas nunca são preparadas por mulheres. Os homens juntam-se em volta dos braseiros e as mulheres ficam responsáveis por preparar as saladas e assobremesas.A culinária da África do Sul recebeu fortes influências das culturas indígenas, mais especificamente das tribos Khoisan, Xhosa e Sotho. O doce de nome koeksisters é tradicional no país, sendo de origem desses povos, muito servido como sobremesa; é de aparência simples, comumente servido em eventos informais, pode ser encontrado facilmente.A comida sul-africana também recebeu, na época...
tracking img