Africa subsaariana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
África subsaariana

A África subsaariana corresponde à região do continente africano a sul do Deserto do Saara, ou seja, aos países que não fazem parte do Norte da África. Efetivamente, o Deserto do Saara, com os seus cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados, forma uma espécie de barreira natural que divide o continente africano em duas partes muito distintas quanto ao quadro humano eeconômico.
Ao norte encontramos uma organização sócio - econômica formando um mundo islamizado e ao sul temos a chamada África Negra.
 A África Subsaariana apresenta baixíssimo IDH (índice de desenvolvimento humano),  caracterizado pela alta concentração de pobreza e pela fome que assola grande parte da população. Mais de 30 % dos subsaarianos sofrem de fome crônica. Altas taxas de nascimento ealtas taxas de mortalidade, principalmente as altas taxas de mortalidade infantil. Dos 19 países com taxa de mortalidade infantil acima de 100 por mil habitantes, 19 encontram-se na África Subsaariana Serra Leoa, 165 mortes por mil habitantes. Todos são vítimas da sua condição socioeconômica são necessárias algumas melhorias Urgente tais como: Saúde e Alimentação para a erradicação de doenças melhorinfraestrutura hospitalar distribuição de medicamentos informação sobre doenças contagiosas.
Saúde
As condições são precárias no sistema de saúde faz com que as endemias se propaguem pelo continente, aumentando de forma grandiosa a mortalidade no continente. Segundo a organização “ Médico Sem Fronteira” , de 10 pessoas infectadas por malária 9 são africanas. Ela é a doença que mais matacrianças na África. Segundo a Organização Mundial da Saúde 2/3 de todos infectados pela AIDS estão na África, a doença já matou mais de 17 milhões de pessoas. Algumas Organizações não governamentais como “ Médico Sem Fronteiras” são responsáveis pela ajuda as populações da África.

Algumas doenças da África subsaariana
Doença do Sono : A doença do sono ameaça mais de 60 milhões de pessoas em 36países da África subsaariana
*Malária: A malária está presente em mais de 100 países e ameaça 40% da população mundial. A cada ano, 500 milhões de pessoas são infectadas, a maioria delas na África subsaariana (Estima-se que 90% dos casos mundiais e 90% de toda a mortalidade por malária ocorram na África subsaariana. A malária é a primeira causa de morte de crianças menores de 5 anos na África, e matauma criança a cada 30 segundos no mundo.
*AIDS: Desde que os primeiros casos da síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) foram detectados, em 1981, a África é o continente que mais sofre com a doença, especialmente a região subsaariana, segundo o último relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas contra a Aids em maio de 2006..

Diversidade étnica
A diversidade étnica destaregião de África é patente nas diferentes formas de cultura, incluindo as línguas, a música, a arquitetura, a religião, a culinária e a indumentária dos diferentes povos do continente. A maioria da população pertence a etnias anteriormente classificadas na "raça negra".  Grande diversidade étnica 77 % Negros 12 % Brancos 8,5 % Mestiços 2,5 Asiáticos É o país com o melhor desempenho econômico dessagrande região, porém os indicadores sociais mostram dificuldade. Expectativa de vida : 44,5 Homem e 45,2 Mulher Mortalidade infantil: 40 por mil Analfabetismo: 14,8 %
Produção
 O tipo de atividade agrícola utilizado na África Subsaariana é a agricultura  de subsistência e monocultura de exportação  .
   Agricultura de subsistência é aquela em que, basicamente, a plantação é feita geralmente empequenas propriedades (minifúndios), sem a utilização de técnicas modernas e maquinário, e a finalidade principal é a sobrevivência do agricultor e de sua família, não para a venda dos produtos excedentes, em contraposição à agricultura comercial.
   Monocultura de exportaçã : também conhecida como plantations, introduzida no século XVIII pelos colonizadores, é um sistema agrícola voltado...
tracking img