Africa ocidental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
África Ocidental
A África Ocidental é uma região no oeste da África, que inclui os países na costa oriental do Oceano Atlântico e alguns que partilham a parte ocidental do deserto do Saara.
Os países que são normalmente considerados parte da África Ocidental são:
Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria,Senegal, Serra Leoa e Togo.
Os países insulares desta região e alguns do Golfo da Guiné, normalmente considerados parte da África Central, são para alguns efeitos, incluídos nesta sub-região:
Camarões, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Gabão e São Tomé e Príncipe.
Antigas fronteiras coloniais formaram a base das atuais fronteiras entre estes países, muitas vezes dividindo culturas eetnias entre vários países, bem como agrupando culturas e etnias diferentes em um mesmo país.
A sub-subregião que estabelece a transição entre o deserto do Saara e a região equatorial é denominada Sahel.

Benim
Benin é um pequeno país localizado no oeste da África, seu território é banhado pelo golfo da Guiné e faz limites com Burkina Faso, Níger, Nigéria e Togo. Benin foi um dos maioresentrepostos de escravos entre os séculos XVII e XIX. Muitos deles foram trazidos para o Brasil, introduzindo elementos na cultura brasileira. A feijoada e o acarajé fazem parte da culinária beninense, e o vodu, prática religiosa da maioria da população, é semelhante ao candomblé.
Antes de se tornar colônia francesa, em 1892, Benin era o centro do reinado Fon Daomé, um dos mais importantes da ÁfricaOcidental. O Palácio Real de Abomey, antiga sede da monarquia, é considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Em 1981, a França ocupou o território de Benin, transformando-o na colônia denominada Daomé. Sua independência foi obtida no dia 1° de agosto de 1960, sendo nomeada República de Daomé, somente em 1975, adotou a atualnomenclatura.
A principal atividade econômica desenvolvida no país é a agricultura de subsistência, destacam-se o cultivo de milho, feijão, arroz, amendoim, caju, abacaxi e mandioca. O país é exportador de algodão e produtos têxteis.
O norte do território beninense é a região mais pobre. No Sul, a pesca e a agricultura sustentam a economia. Atualmente, Benin é considerado um dos países mais pobresdo mundo.

Dados de Benin:
Extensão territorial: 112.622 km².
Localização: África.
Capital: Porto Novo.
Clima: Tropical.
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 12 departamentos.
Idioma: Francês.
Religião: Crenças tradicionais 51,4%, cristianismo 28% (católicos 20,8%, outros 7,2%), islamismo 20%, sem religião e ateísmo 0,3%, outras 0,3%.
População:8.934.985 habitantes. (Homens: 4.509.112; Mulheres: 4.425.873).
Composição étnica: Fons 39%, iorubas 12%, gouns 12%, baribas 12%, adjas 10%, sombas 4%, aizos 3%, minas 2%, dendis 2%, outros 4%.
Densidade demográfica: 75 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 3,22%.
População residente em área urbana: 41,61%.
População residente em área rural: 58,39%.
População subnutrida: 19%.Esperança de vida ao nascer: 55,8 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 65%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 30%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,435 (baixo).
Moeda: Franco CFA.
Produto Interno Bruto (PIB): 5.579 milhões de US$.
PIB per capita: 618 de US$.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, UA.

Burkina Fasso
Burkina Fasso (ou BurkinaFaso) significa “terra dos homens dignos”, no dialeto local. O país tem a maior parte de seu território situado numa região árida à beira do deserto do Saara, no oeste da África. Seu território não possui saída para o mar, limita-se com Mali (a oeste e norte), Costa do Marfim (a sudoeste), Gana (ao sul), Togo (ao sul), Benin (a sudeste) e Níger (a nordeste).
Entre 1894 e 1904, exércitos da França...
tracking img