Africa dosul povo zulú

609 palavras 3 páginas
Continente africano
A cultura do povo Zulu
O povo Zulu vive em sua maioria em Kwazulu, África do Sul. O restante dos zulus estão espalhados por Moçambique, Lesoto, Suazilândia e Zimbábue. Na África do Sul o povo zulu compreende aproximadamente 25% da população e é o maior grupo étnico do continente africano.
Os zulus vivem em uzumis (aldeias), os homens trabalham em terras de brancos, com criação de gado e agricultura. Poucos são os zulus que trabalham em terras próprias, pois poucos possuem bens.
As mulheres fazem artesanato e os vendem para turistas, ajudam com trabalhos nas roças, no trato com os gado, cuidam dos filhos e dos afazeres domésticos.
Muitas das tradições deste povo sobreviveram ao tempo e às influências impostas pelos colonizadores. Hoje os zulus mais conservadores vivem essas tradições como dança, pintura no corpo, máscaras artesanais em seus rituais para se comunicarem com os espíritos de seus ancestrais, os quais cultuam acreditando que receberam bênçãos e livramentos. Faz parte de suas tradições o sacrifício de animais.
Os zulus acreditam em curas por meio feitiçaria, a religião deles se enquadra no animismo, ou seja, usam o corpo para se expressarem e acreditam que dessa forma se comunicam com o mundo espiritual.
O homem mais velho, o patriarca, ocupa o posto de chefe de um clã, o povo respeita e se aconselha com ele.
Existe um rei, que tem grande influência sobre o povo zulu, este só é substituído quando morre, e seu sucessor, provavelmente será um de seus filhos. Este rei não tem poder executivo e é subordinado a legislação do país.
O atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, o segundo presidente negro do país, de origem zulu, é participante das tradições da tribo, como a poligamia.
A alimentação do povo zulu é baseada em grãos e fruto típicos da África, também comem carne e pratos à base de farinha de milho.
A maioria dos zulus não valorizam a educação, as crianças trabalham desde muito cedo, e a escola fica pra segundo

Relacionados