Africa como berço da humanidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* A ÁFRICA COMO BERÇO DA HUMANIDADE;

A África é considerada o berço da humanidade e da civilização porque podemos verificar que passando por ancestrais pertencentes a várias espécies do gênero Australopitecos, e às espécies primitivas do gênero Homo (desde o Homo habílis até o Neandertal e seus pares) - que o caminho evolutivo conduz o Homo sapiens ao homem moderno. O Homo erectus, autorde importantes avanços na manufatura de implementos como o machado, teria saído da África há quase dois milhões de anos, em ondas migratórias rumo à Ásia e à Europa, iniciando o povoamento do mundo. E, segundo a autora, Elisa Larkin, o consenso científico sustenta ainda que o homem moderno (Homo sapiens) também evoluiu na África e de lá saiu, há mais ou menos 150 mil anos, em uma segunda fase deondas migratórias através da Eurásia. Tudo isso pode ser comprovado pelas ossadas fósseis, pelos indícios da manufatura e da arte primitiva encontrada no continente africano. As transformações de formas arcaicas do Homo Sapiens em formas modernas teriam ocorrido primeiramente na África, o que nos levaria a concluir que todos os humanos de hoje são descendentes de africanos. Estes se espalharam pelaEurásia dando início a um processo de intercâmbios genéticos, que se processa até hoje.

01
* A GEOGRAFIA DA SOCIEDADE AFRICANA;

A África é o terceiro continente mais extenso ficando atrás somente da Ásia e da América, com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra ficando atrássomente da Ásia, com cerca de mil milhões de pessoas, a áfrica representa cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes, os idiomas falados são línguas africanas, árabe, inglês, francês e português. Existe uma grande diversidade étnica, cultural, social e política, a África está na lista dos trinta paises mais pobres do mundo, Apesar disso existem alguns países com um padrão devida razoável, cinco de seus países foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa. Não obstante um quarto do território africano é coberto por florestas, uma grande parte da madeira só tem valor como combustível.Gabão é o maior produtor de okoumé, um derivado da madeira usado na elaboração de compensado (madeira em chapa). Já pesca marítima, é muito utilizada e voltada para o consumo local, e ainda adquiriu uma importância comercial no Marrocos, na África do Sul, entre outros. A mineração representa a maior receita dentre os produtos exportados. As indústrias de extração mineral são o setor maisdesenvolvido em boa parte da economia africana. No continente a nação mais industrializada é a África do Sul, Contudo, já foram inseridos centros industriais em outras partes deste continente como, por exemplo, em Zimbábue, Argélia dentre diversos.

02
* A PRESENÇA MULÇUMANA E EUROPEIA NO CONTINENTE AFRICANO;

O número de muçulmanos na África é na atualidade estimado em mais de 300 milhões, cerca de30% do total dos seguidores da religião criada pelo profeta Maomé. Depois do Oriente Médio, da Índia e da Ásia, a África se constitui a quarta região que, apesar de ter sido menos importante no passado muçulmano, vem adquirindo cada vez mais importância na conjunção mundo islâmica. O islamismo teve inicio no continente a partir da África do Norte, do Egito ao Marrocos, sendo uma das primeirasregiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica (séculos VII e VIII). Dos séculos X a XVI, os mercadores muçulmanos contribuíram para o surgimento de importantes reinos na África Ocidental, que floresceram graças ao comércio feito por caravanas que, cruzando o Saara, pegavam em contato o mundo mediterrâneo ao das estepes e savanas do Sudão Ocidental e África centro-ocidental. O...
tracking img