AfraCom

3468 palavras 14 páginas
ECONOMIA
Professor GLEUCIR LEITE
ALUNO: David Afra Ferreira
Matricula: 20148344

TRABALHO DE ECONOMIA
PLANOS ECONOMICOS

Evolução dos planos econômicos no Brasil:
Breve análise e relato sobre o planejamento econômico brasileiro.
Evolução dos planos econômicos no Brasil: Breve análise e relato sobre o planejamento econômico brasileiro, Contexto econômico brasileiro até 1939, Evolução do planejamento econômico brasileiro, Programa Estratégico de Desenvolvimento.

1. Introdução
Frequentemente tem surgido a ideia de combater as consequências em vez das causas quando se fala em planos econômicos, através de tentativas milagrosas de gerenciar a economia a partir de pressupostos conjunturais de curto prazo. Os resultados vêm transformando-se, ao longo do tempo, num processo de causa e efeito, bem como assim fazendo com que os objetivos reais da economia fiquem cada vez mais conflitantes.
Se formos analisar historicamente, a economia brasileira se manteve durante quatro séculos direcionada para os interesses e necessidades da Metrópole, sendo, dessa forma, uma economia fornecedora a qual era guiada por ciclos econômicos gerando assim a formação de sociedades diferenciadas consoante com o ciclo predominante.
O Brasil caracterizado como produtor e fornecedor de insumos agrícolas, muito mais por imposição da Metrópole do que por decisão própria, construiu a sua sustentação econômica na produção agrícola, exportando produtos primários e importando produtos manufaturados, sendo, pois, uma economia primário-exportadora, na qual as exportações representavam a fonte de renda e a base do crescimento, enquanto as importações eram as encarregadas pelo suprimento das necessidades demandadas.
Sendo assim, a formação de um perfil primário-exportador, mantido por poucos produtos, tornou a economia brasileira vulnerável às crises internacionais e suscetível às variações dos modos de produção e de consumo dos países desenvolvidos.
A partir desse diagnóstico sentiu-se

Relacionados