Aforismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aforismo

O escritor e jornalista de O Estado de São Paulo, fala sobre seu novo livro “Aforismos sem juízo”, que reúne reflexões filosóficas. Felipe classifica aforismo como tema filosófico,inversão as frases feitas, ironia, sarcasmo. Ele cria aforismos, no trânsito, em casa, em qualquer momento e hora, pega o papel ou celular e faz anotações. Diz que a maior inspiração vem em suas viagens,ai realmente ele viaja totalmente. Diz também que aforismo é uma síntese humorística da filosofia, é a inversão de verdades estabelecidas, e se diz fã de Machado de Assis que comenta ser um autor quetem muito aforismo em suas obras.

Sócrates e Oscar Wilde também eram filósofos, porém provavelmente Oscar Wilde tenha produzido o aforismo "Para conhecermos, mesmo superficialmente, a nós mesmos,precisamos conhecer profundamente os outros." Como crítica ao aforismo de Sócrates. Os dois apresentam intertextualidade temática, porém organizadas de forma diferente. Como mencionado no Tópico 1 dotema 2 , Para Sócrates, o mais importante era o homem conhecer a si mesmo; para Oscar Wilde, não se pode conhecer a si mesmo sem conhecer os outros. Para nós o aforismo tem por finalidade fazer-nosrefletir, pensar e sair do sendo comum e que mostra a natureza injuntiva.

Para Marchishi,” transcrever a fala é passar um texto de sua realização sonora para a forma gráfica com base numa série deprocedimentos convencionalizados” (marchishi,2001,p.49)., possibilitando assim, criação de objeto de estudo. São retiradas as marcas estritamente intencionais, como marcadores coversacionais, ostruncamentos, as sobreposições de vozes e os comentários do transcritor. Por este motivo que Marchishi acha que a fusão de perguntas feita pelo jornalista, produz uma representação e um sentido de mundo . Aintenção é de conquistar o público e os leitores . O jornalista aborda o assunto em seus aspectos filosóficos . Marchishi diz que o jornalista é o comprador e detetive, e que o texto que é dado ao...
tracking img