AFORISMA 92 - HUMANO DEMASIADO HUMANO (NIETZSCHE)

1054 palavras 5 páginas
Componente curricular: Leitura e produção de texto
Professor: Geraldo Dias
Aluno: Anne Caroline Farias da Silva
Turma: 1° período “b”
Exercício de verificação da aprendizagem
Introdução
O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de analisar a questão da origem da justiça em Nietzsche, partindo da análise do aforisma 92 do livro Humano, demasiado humano.
Publicado originalmente em 1878, é uma reflexão do pensamento moderno e marca o afastamento de Nietzsche com o romantismo de Richard Wagner e o pessimismo de Arthur Shopenhauer.
Influenciado pelos moralistas franceses, o visionário filósofo alemão adotou e expandiu a forma do aforismo, como a mais adequada para um pensamento inquieto e multifacetado.
É preciso compreender, que o autor não se propôs a fazer uma análise sistemática sobre o tema justiça, mas por outro lado, apresenta uma concepção nada convencional para a origem de uma ação justa.
Desta forma, o trabalho se apresenta com o intuito de demonstrar como Nietzsche aborda a problemática da origem da justiça, apresentando a palavra-chave do parágrafo proposto, e a partir dela apresentar a ideia principal do autor e os argumentos usados por nele na construção da mesma.
Origem da justiça
O aforisma 92 de Humano, demasiado humano de título “Origem da justiça”, tem como palavra-chave a justiça, e as subsequentes: equidade, igual, potência, troca e moral.
A ideia principal do autor concerne em configurar a resposta à problemática “Qual é a origem da justiça?”, o filósofo possui uma peculiar forma de expor o tema, que consiste na concepção de justiça como “espiritualização das trocas”, ou seja, retribuição e intercâmbio, sendo o caráter de troca, o caráter inicial da justiça, porém na condição de apenas existir quando há potências (poderes) mais ou menos iguais, em equilíbrio.
A condição acima citada traz consigo a conclusão de que para haver justiça é necessária a equidade, ou seja, o equilíbrio de potências, na qual é um produto das

Relacionados