Afogamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Afogamentos

O afogamento é a aspiração de líquido não corporal causado por submersão ou imersão. Ou seja, Afogamento é a asfixia gerada por aspiração de líquido de qualquer natureza que venha a inundar o aparelho respiratório. Haverá suspensão da troca ideal de oxigênio e gás carbônico pelo organismo.
Já foi utilizado também como método de aplicação de pena de morte.
Os sintomas doafogamento incluem agitação, inconsciência ou parada cardiorrespiratória.
Comportamento
Em geral, o afogamento é rápido e não chama a atenção. Os filmes e novelas que representam o afogamento como algo ruidoso e com gestos violentos espetaculares na realidade mostram a pessoa aflita por perceber que está na iminência de se afogar, mas que ainda não está se afogando. O afogamento começa no momento em queuma pessoa é incapaz de manter sua boca acima da água . O mais comum é a pessoa começar a se afogar sem ter percebido antes que estava prestes a se afogar e, por isso, não grita e nem chama a atenção com gestos espetaculares, ao invés disso, a vítima apresenta a chamada resposta instintiva ao afogamento , em que ela não pode falar nem gritar, mas faz movimentos característicos com os braços quesão involuntários, controlados pelo sistema nervoso autônomo.
A resposta instintiva ao afogamento abrange muitos sinais ou comportamentos associados com afogamento ou quase afogamento:
• Cabeça baixa na água, boca no nível da água
• Cabeça inclinada para trás com a boca aberta
• Olhos vidrados e vazios, incapazes de focar
• Olhos abertos, com expressão de medo evidente no rosto
•Hiperventilação ou respiração ofegante
• Parece tentar nadar em uma determinada direção, mas não faz progressos
• Parece tentar rolar nas costas para flutuar
• Incontrolável movimento de braços e pernas, raramente fora da água.
A resposta instintiva ao afogamento dura de 20 a 60 segundos, depois dos quais a vítima afundará se não for socorrida. Diferentemente, uma pessoa que ainda pode gritar e manter a bocaacima da água pode estar em pânico, mas não está se afogando, isto é, sua vida ainda não está em risco imediato. [3]
Durante a resposta instintiva ao afogamento, a vítima pode parecer "muito quieta", e, devido aos movimentos involuntários, é incapaz de fazer outras ações para salvar sua vida - ela não pode bater os pés, nem nadar, nem segurar uma bóia, nem agarrar uma corda nem qualquerequipamento de resgate neste momento [3]. O comportamento da vítima pode ser mal interpretado como "brincando na água" por pessoas não familiarizadas com afogamentos, e pessoas a poucos metros de distância podem não perceber que uma situação de emergência está ocorrendo.

Socorro
Objetivo
Promover menor número de complicações provendo-se o cérebro e o coração de oxigênio até que a vítima tenhacondições para fazê-lo sem ajuda externa, ou até esta ser entregue a serviço médico especializado.
Meios
Suporte Básico de Vida (SBV) afim de habilitar a vítima aos procedimentos posteriores do Suporte Cardíaco Avançado de Vida (SCAV). O SBV consiste apenas em medidas não invasivas.
"NÃO É PERMITIDO AO SOCORRISTA
NENHUMA MEDIDA INVASIVA"

O socorrista
Deve promover o resgate imediato eapropriado, nunca gerando situação em que ambos (vítima e socorrista ) possam se afogar, sabendo que a prioridade no resgate não é retirar a pessoa da água, mas fornecer-lhe um meio de apoio que poderá ser qualquer material que flutue, ou ainda, o seu transporte até um local em que esta possa ficar em pé. O socorrista deve saber reconhecer uma apnéia, uma parada cárdio-respiratória (PCR) e saber prestarreanimação cárdio-pulmonar (RCP)
O resgate
O resgate deve ser feito por fases consecutivas : Compreendendo a Fase de observação, de entrada na água , de abordagem da vítima, de reboque da vítima, e o atendimento da mesma.
Fase de entrada na água
O socorrista deve certificar-se que a vítima está visualizando-o. Ao ocorrer em uma piscina a entrada deve ser diagonal à vítima e deve ser...
tracking img