Afinal, o que é literartura infantil

416 palavras 2 páginas
JOANA PRADO
LITERATURA INFANTO-JUVENIL
(Afinal, o que é literatura infantil? – Cristiane Madânelo de Oliveira)

Cristiane Madânelo de Oliveira é graduada pela Faculdade de Letras da UFRJ – Faculdade de Educação. Possui mestrado em Literatura Brasileira com dissertação sobre Ana Maria Machado (UFRJ), é especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ), e especialista em Literatura Brasileira. Atualmente é professora de 1º e 2º grau do Colégio Aplicação- UFRJ, e é membro do corpo editorial da revista Perspectiva Capiana atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, Guimarães Rosa, Lia Couto, Luandino Vieira.
Cristiane Madânelo de Oliveira expõe em seu texto o conceito e a origem da Literatura Infantil de uma forma bem simples e clara, proporcionando ao leitor um grande interesse pela leitura. No primeiro momento do texto ela conceitua e mostra a origem dessa Literatura, em seguida fala de coleções clássicas que marcaram história e são conhecidas mundialmente, fala também da presença e da importância do maravilhoso dentro da Literatura Infantil, como isso é essencial para as crianças, pois elas se envolvem nessa fantasia ,e na maioria das vezes não sabem diferenciar o real do imaginário. Mostra também as fases no desenvolvimento da criança e o tipo de leitura adaptada para cada fase, faz um estudo das diversas modalidades de textos infantis como a fábula, lenda, poesia, e a estrutura básica dos contos de fada. Cristiane Madânelo nos apresenta vários autores com suas obras, que contribuem imensamente para a Literatura Infantil.
A autora busca através do seu texto, mostrar o que é literatura infantil de uma forma mas aprofundada e não apenas superficialmente como a maioria das pessoas conhecem e nos faz abrir os olhos para esse mundo maravilhoso que é o da literatura infantil e sua im portancia para o desenvolvimento da criança e do adulto também. Ela mostra a Literatura Infantil de uma forma bem mais interpretativa, detalhes que muitas vezes

Relacionados

  • 2013 CiceroJoaoCostaFilho VCorr
    230527 palavras | 923 páginas