Afinal quem manda aque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVAÇÃO
Motivo: são os instintos, ou seja, forças irracionais, compulsórias e hereditárias que dão origem a tudo o que a pessoas pensa, faz, percebe e sente. Partindo deste principio pode-se dizer que MOTIVAÇÃO é o ato de motivar representado assim: MOTIVO+AÇÃO.
A motivação vem sendo aplicada em todos os ramos da atividade humana, principalmente no que se refere às organizações. As pessoassão diferentes quanto à motivação, visto que as necessidades diversificam de um individuo para outro, como valores sociais e objetivos, gerando vários padrões de comportamento. Neste contexto existem três suposições para o comportamento humano que influenciam a motivação (Chiavenato, 2009):
1- Comportamento é Causado: há uma causa para o comportamento, que são estímulos internos e externos tanto deorigem pessoal como do meio ambiente.
2- Comportamento é Motivado: há uma finalidade para o comportamento do individuo, não é por acaso nem eventual, porem sempre dirigido e orientado por algum objetivo.
3- Comportamento é Orientado para Objetivos: todo comportamento possui sempre um impulso, desejo, necessidade, tendência, expressões que indicam os motivos do comportamento.
Portanto amotivação humana depende de três variáveis: do estimulo que varia de acordo e desta de acordo com o tempo; das necessidades que da mesma forma do estimulo, varia de conforme a pessoa; e da cognição de cada pessoa, como ela pensa.
TIPOS DE MOTIVAÇÃO
• Motivação Externa: a pessoa realiza determinadas tarefas por ser “obrigada”, ou seja, são impostas determinações para que essa pessoa cumpra. Trata-se de“fazer o ordenado para não ser punido”, “cumprir ordens”.
• Pressão Social: a pessoa cumpre as atividades porque outras pessoas também o fazem. Aqui, estamos falando de “fazer o que os outros fazem para ser aceito, fazer parte do grupo”.
• Automotivação: a pessoa automotivada age por iniciativa própria, em função de objetivos que escolheu. É “fazer o que creio ser adequado aos meus objetivos”.
Acomplexidade da motivação nas organizações deu origem a muitas teorias a cerca do tema. Para explicar melhor iniciemos com o ciclo motivacional, que surge a partir de uma necessidade que por sua vez gera um comportamento.


TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
É a mais conhecida das teorias da motivação existentes, tem embasamento na hierarquia das necessidades humanas, que para Maslow estãoorganizadas em forma de pirâmide, dividindo-se em necessidades primárias e secundárias. Fisiológicas: são necessidades básicas como se alimentar, dormir, abrigo; Segurança: estabilidade, proteção contra ameaças e fuga do perigo; Social: associação, afeto por parte de outros, participação; Estima: avaliação pessoal, autoconfiança, status, prestigio e consideração; Auto-Realização: ser mais do que é, sertudo o pode ser, utilização total de seu potencial. Para Maslow à medida que se satisfaz uma necessidade, passa para a próxima até chegar à satisfação total ou auto-realização, obedecendo a uma hierarquia.

TEORIA DE ERG
Desenvolvida por Clayton Aldefer, que se baseou na pirâmide de Maslow. ERG significa Existência, Relacionamento e Crescimento (Existence, Relatedness and Growth). Épraticamente a mesma teoria de Maslow, porém organizada de uma outra forma. Para Aldefer a motivação é fundamentada em três grupos: Existência: necessidades fisiológicas e segurança; Relacionamento: necessidades sociais; Crescimento: auto-estima e auto-realização. Assim como a pirâmide, esta teoria diz que as necessidades seguem uma ordem, e que se uma necessidade primaria não fosse satisfeita poderiacausar frustração ao individuo, já que teria que retornar a base.
TEORIA DOS DOIS FATORES
Desenvolvida por Frederick Herzberg, esta teoria tem embasamento na motivação, no ambiente externo e no trabalho do homem, e não nas necessidades humanas. Com suas pesquisas Herzberg, agrupou os resultados em dois fatores o da higiene (extrínsecos) e o da motivação (intrínsecos). Fatores Extrínsecos:...
tracking img