Afetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A afetividade e o processo de ensino estão inteiramente ligados ao desenvolvimento do aluno. A relação da afetividade com o desenvolvimento cognitivo, mostrando a responsabilidade dos educadores emcontribuir na formação da personalidade da criança.
O ser humano necessita viver em grupo e participar da vida em sociedade e relacionar-se para perceber-se enquanto ser humano.
Oespaço escolar é propício para desenvolvimento das relações e expressões de afetividade, então é um fator importantíssimo que está relacionado também para que se obtenha um melhor desenvolvimento dapersonalidade enquanto ser histórico ativo de sua vida, podendo assumir um papel de instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem e para a relação professor-aluno, uma vez que a escola eprincipalmente a relação com o professor pode a ser um fator externo que influenciará e pode ser determinante para o sucesso ou fracasso escolar e durante toda a vida. Daí surge necessidade dessaabordagem para enfatizar os fenômenos afetivos .
No entanto a presença de uma deficiência, de uma dificuldade ou de uma desordem, qualquer que seja a sua severidade, não deve alterar a necessidadede respeitar a dignidade e a valoresidade humana dos deficientes. Educá-los e reabitá-los é uma luta pelos direitos humanos, que se deve impulsionar com abnegação e determinação, onde a deficiêncianão é uma condição fixa, inalterável ou imutável, o indivíduo deficiente está aberto a modificabilidade do seu potencial habilitativo e cognitivo. Neste contexto falar de afetividade no processo ensinoaprendizagem,
podemos dizer que é de grande importância para o desenvolvimento emocional, intelectual, social e afetivo de uma criança, seja ela portadora de necessidades ou não a presença dafamília.
As relações familiares e o carinho dos pais exercem grande influência sobre a evolução dos filhos, em que a inteligência não se desenvolve sem a afetividade. A afetividade, assim como a...
tracking img