Afetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO DO MARANHÃO - CAPEM
DISCIPLINA: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL – TEORIA E PRÁTICA
Prof.ª ESP.: MARILENE MAGALHÃES FERREIRA

Adriana Leitão Nunes
Karla Josefina Ferreira
Gracimar Trancoso Melo
Marylene de Jesus F. Soares
Patrícia dos Santos
Rosa de Fátima S. Santos
Vânia Dias de Oliveira

AFETIVIDADE E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
O papel das relaçõessociais na compreensão do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem.

Trabalho apresentado à disciplina Psicopedagogia Institucional Teoria e Prática do Curso de Psicopedagogia do Centro de Avaliação, Planejamento e Educação Do Maranhão – CAPEM, para obtenção total de nota. Sob orientação da professora Marilene. |























São Luís – MA
2012AFETIVIDADE E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: O papel das relações sociais na compreensão do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem.

Adriana Leitão Nunes
Karla Josefina Ferreira
Gracimar Trancoso Melo
Marylene de Jesus F. Soares
Patrícia dos Santos
Rosa de Fátima S. Santos
Vânia Dias de Oliveira

RESUMO

Atualmente, o fracasso escolar tem sido um dos temas mais relevantes dentro ou fora dasescolas. No entanto, pouco tem sido feito na tentativa de amenizar este grave problema. Uma das saídas para tentar amenizar este problema pode ser encontrada através do relacionamento afetivo entre pais, educadores e alunos, porém, esta questão, muitas vezes é ignorada, enfatizando-se apenas os conteúdos e técnicas dentro do sistema educacional, transferindo a culpa do insucesso somente aos alunos.Aescola deve trabalhar no sentido de organização dos sistemas afetivos e cognitivos. As relações conflituosas, enfrentadas no dia-a-dia do processo educacional, acabam interferindo na atividade intelectual, e isso pode ocasionar o baixo rendimento escolar. O relacionamento afetivo pressupõe interação, respeito pelas ideias, pelas opiniões do outro, dedicação, troca e vontade por parte dosenvolvidos. Conhecendo seus alunos, escolhendo a melhor forma de trabalhar com eles, o educador propiciará excelentes oportunidades para elevar o rendimento escolar dos educandos, elevando também o autoconceito destes, tornando a aprendizagem mais agradável e produtiva. As expectativas de pais em relação ao futuro dos filhos podem cooperar ou não para que essas crianças estejam motivadas para um bomdesempenho no processo de aprendizagem durante toda a vida escolar.

PALAVRAS CHAVES: afetividade, escola, aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Muitos são os fatores que afetam o segmento estudantil de nossa sociedade em relação ao que denominamos de fracasso escolar. Nesse sentido, podemos dizer que o contexto social e as relações internas e externas em que os alunos se englobam tem significante influências noseu desenvolvimento afetivo e cognitivo no ramo da aprendizagem.
Os fatores emocionais e afetivos relacionados ao sucesso ou fracasso escolar ganharam força na década de 1990. As investigações atuais reconhecem a possibilidade de alterações afetivo-emocionais em sujeitos que apresentam dificuldades de aprendizagem (Martinelli, 2001). A possibilidade mais habitual, comentada por Gonzáles Cabanach eValle Arias (1998), é a de que os fatores afetivos contribuem para o início das dificuldades porque, quando um aluno fracassa, tende a ter baixas expectativas de realização pessoal, escassa persistência das tarefas escolares e desenvolve uma baixa estima de si próprio.
O processo de aprendizagem é muito mais complexo do que parece; não está somente voltado às funções cerebrais e sua relação como processo cognitivo, mas também com a forma particular de processamento de informação, que depende da estrutura cerebral e da estrutura psíquica, mais conhecida por estrutura afetiva.
Na verdade o termo psíquico ou afetivo é utilizado para explicar que cada ser tem uma forma de aprender, de conhecer, de compreender, de interpretar, ou seja, de ver o mundo.
Desse modo, Procurando compreender...
tracking img