Afetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
afetividade
INTRODUÇÃO

A afetividade na educação é considerada importante para a aprendizagem escolar. Apesar disso, constata-se que a dimensão afetiva parece ser negligenciada tanto na prática educativa dos professores, quanto nos currículos dos cursos de formação docente no ensino superior. Na busca de explicação para o problema, analisaram-se as características dos professores em atuação,a falta de interação entre os aspectos cognitivos, emocionais e afetivos.
Manter-se indiferente ou expressar raiva, em relação aos alunos, são atitudes que podem causar reações recíprocas, gerando um ambiente conflituoso que dificultará a aquisição do conhecimento.
Todavia, se o professor agir de forma que expresse interesse pelo seu desenvolvimento, criará um ambiente mais agradável e propíciopara a aprendizagem, ou seja, promovendo uma aproximação maior e a humanização da relação professor/aluno.
Sendo a afetividade essencial às relações humanas, o educando deve ser visto como um sujeito com características peculiares necessitando de educação e cuidados que favoreçam sua constituição como indivíduo. A afetividade está muito presente no processo de aprendizagem, principalmente quandose trata de educação infantil. Ela é facilitadora deste processo e o professor um mediador. Nessa fase, a construção do limite é muito importante para a constituição da cidadania.
Portanto, este trabalho pretende trazer o tema, que tão raramente é abordado e ocultado com frequência nas encruzilhadas do cotidiano escolar, para uma reflexão sobre a necessidade de mudanças que contemplem adiversidade e complexidade dos caminhos da dimensão afetiva inerente ao ser humano na fase escolar.

Resumo

A atitude adotada no estudo do tema afetividade procura compreender os fatores orgânicos e sociais, fugindo de explicações simplistas e abrindo um leque que integram muitos dos estudos sobre emoções na atualidade.
Buscou-se através das principais obras educacionais e pedagógicas, apresentar umavisão panorâmica acerca do lugar que o tema ocupou ao longo dos anos, e atualmente, no âmbito educacional, a importância da afetividade no processo de aprendizagem, as contribuições da relação afetiva entre professor e aluno para a formação integral de ambos.
A educação deve ser entendida também como um ato de amor do que simplesmente a pura transmissão de saberes científicos; a troca devivências, em vez da mera e pontual instrução; a partilha de sonhos e descobertas que permite aos educadores acompanhar na formação da criança suas primeiras fases e mudanças.
Desta forma, há necessidade de repensar a educação e a possibilidade de buscar um equilíbrio entre os aspectos afetivos e cognitivos no currículo dos cursos de formação de professores para garantir, no futuro, uma sociedade maisfraterna e justa.
A escolha desse tema deu-se por haver um grande interesse e preocupação, desde o início do curso de Pedagogia, em como trabalhar a interação no dia-a-dia da sala de aula, buscando uma maneira de contribuir para que a escola seja um ambiente de relações mais agradáveis entre professores e alunos, no qual um possa respeitar melhor o outro.
Toda a proposta de pesquisa voltou-se paraa afetividade, ou seja, para uma aproximação e humanização da relação professor/aluno.

Palavras - chaves: Afetividade, cuidado, equilíbrio, humanidade.


















Capítulo I


I. A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A afetividade tem sido pouco teorizada na sua vinculação com o processo de aprendizagem. Isto porque a pedagogia tradicional, bem como algumasteorias psicológicas, baseadas no racionalismo e numa visão dualista do homem tem considerado a aprendizagem como um processo exclusivamente consciente e produto de inteligência.
No decorrer de sua história a educação brasileira tem passado por fases significativas de mudanças. Fruto de uma pedagogia tradicional, com origem na doutrina dos jesuítas, permaneceu muito tempo com ideias puramente...
tracking img