Afetividade

Páginas: 27 (6690 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
afetividade
INTRODUÇÃO

A afetividade na educação é considerada importante para a aprendizagem escolar. Apesar disso, constata-se que a dimensão afetiva parece ser negligenciada tanto na prática educativa dos professores, quanto nos currículos dos cursos de formação docente no ensino superior. Na busca de explicação para o problema, analisaram-se as características dos professores em atuação,a falta de interação entre os aspectos cognitivos, emocionais e afetivos.
Manter-se indiferente ou expressar raiva, em relação aos alunos, são atitudes que podem causar reações recíprocas, gerando um ambiente conflituoso que dificultará a aquisição do conhecimento.
Todavia, se o professor agir de forma que expresse interesse pelo seu desenvolvimento, criará um ambiente mais agradável e propíciopara a aprendizagem, ou seja, promovendo uma aproximação maior e a humanização da relação professor/aluno.
Sendo a afetividade essencial às relações humanas, o educando deve ser visto como um sujeito com características peculiares necessitando de educação e cuidados que favoreçam sua constituição como indivíduo. A afetividade está muito presente no processo de aprendizagem, principalmente quandose trata de educação infantil. Ela é facilitadora deste processo e o professor um mediador. Nessa fase, a construção do limite é muito importante para a constituição da cidadania.
Portanto, este trabalho pretende trazer o tema, que tão raramente é abordado e ocultado com frequência nas encruzilhadas do cotidiano escolar, para uma reflexão sobre a necessidade de mudanças que contemplem adiversidade e complexidade dos caminhos da dimensão afetiva inerente ao ser humano na fase escolar.

Resumo

A atitude adotada no estudo do tema afetividade procura compreender os fatores orgânicos e sociais, fugindo de explicações simplistas e abrindo um leque que integram muitos dos estudos sobre emoções na atualidade.
Buscou-se através das principais obras educacionais e pedagógicas, apresentar umavisão panorâmica acerca do lugar que o tema ocupou ao longo dos anos, e atualmente, no âmbito educacional, a importância da afetividade no processo de aprendizagem, as contribuições da relação afetiva entre professor e aluno para a formação integral de ambos.
A educação deve ser entendida também como um ato de amor do que simplesmente a pura transmissão de saberes científicos; a troca devivências, em vez da mera e pontual instrução; a partilha de sonhos e descobertas que permite aos educadores acompanhar na formação da criança suas primeiras fases e mudanças.
Desta forma, há necessidade de repensar a educação e a possibilidade de buscar um equilíbrio entre os aspectos afetivos e cognitivos no currículo dos cursos de formação de professores para garantir, no futuro, uma sociedade maisfraterna e justa.
A escolha desse tema deu-se por haver um grande interesse e preocupação, desde o início do curso de Pedagogia, em como trabalhar a interação no dia-a-dia da sala de aula, buscando uma maneira de contribuir para que a escola seja um ambiente de relações mais agradáveis entre professores e alunos, no qual um possa respeitar melhor o outro.
Toda a proposta de pesquisa voltou-se paraa afetividade, ou seja, para uma aproximação e humanização da relação professor/aluno.

Palavras - chaves: Afetividade, cuidado, equilíbrio, humanidade.


















Capítulo I


I. A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A afetividade tem sido pouco teorizada na sua vinculação com o processo de aprendizagem. Isto porque a pedagogia tradicional, bem como algumasteorias psicológicas, baseadas no racionalismo e numa visão dualista do homem tem considerado a aprendizagem como um processo exclusivamente consciente e produto de inteligência.
No decorrer de sua história a educação brasileira tem passado por fases significativas de mudanças. Fruto de uma pedagogia tradicional, com origem na doutrina dos jesuítas, permaneceu muito tempo com ideias puramente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • afetividade
  • afetividade
  • Afetividade
  • afetividade
  • Afetividade
  • Afetividade
  • Afetividade
  • AFETIVIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!