Afetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Social Jovem Esperança
Bezerra de Menezes

O principal objetivo da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram; homens que sejam criativos, inventores e descobridores; o segundo objetivo é formar mentes que possam ser críticas, que possam analisar e não aceitar tudo que lhes é oferecido".
[Piaget -1970]
APRESENTAÇÃO
A questão do emprego e sua qualidade têm preocupado todas as nações ao redor do mundo, trata-se de um grave problema social que vem afetando economias desenvolvidas e em desenvolvimento.
O mercado de trabalho, hoje, se encontra mais competitivo do que nunca. Profissões de vários tipos surgem enquanto outras desaparecem. Isso além de tornar o mercado mais competitivo,também torna o mercado de trabalho cada vez mais excludente, pois nem todos têm recursos para esta especialização. Visto isso, podemos concluir que o mercado de trabalho hoje se tornou um mercado excludente e que cabe aos jovens a função de se especializarem cada vez mais. Só assim o jovem de hoje poderá tentar se firmar no mercado de amanhã. Tais exigências, para serem cumpridas, requeremtrabalhadores cada vez mais capacitados profissionalmente, tanto no que se refere à escolarização quanto à especialização para o desempenho de funções técnicas. Países em desenvolvimento como o Brasil ainda apresentam muitos problemas para universalizar a oferta de condições de preparo para sua população (educação, saúde, assistência social, etc.), o que dificulta ainda mais o acesso de uma parcelasignificativa da população ao mercado de trabalho, promovendo a exclusão de muitos jovens advindos de famílias de baixa renda. O preparo de adolescentes especificamente para o mercado de trabalho demanda a construção de programas específicos que tenham como principal objetivo a adoção de práticas que transformem essas pessoas em profissionais competitivos.
Além dos problemas econômicos gerados pelodesemprego entre os jovens, talvez o mais grave seja que “o desemprego e a baixa empregabilidade dos jovens têm contribuído para o aumento da violência, da prostituição, e do consumo de álcool e drogas, assim como sua vulnerabilidade social em todo o mundo” (OIT, 1999, p. 2). Vários estudos correlacionam a situação de desemprego com a criminalidade juvenil.
Considerando o crescente despertar dasociedade brasileira para o compromisso com as políticas afirmativas que valorizem e potencializam a inclusão social, cultural e econômica é que foi fundado o Centro Social Jovem Esperança Bezerra de Menezes, visando além da capacitação profissional, o desenvolvimento social e pessoal do jovem, permitindo a construção de uma consciência de direitos e deveres, levando-os à construção da própriacidadania.
A execução deste projeto visa atender a uma das principais queixas dos empresários: a de que não conseguem contratar jovens porque muitos deles não estão qualificados profissionalmente. Mas a sua importância vai além da possibilidade que as empresas privadas ou públicas têm de empregá-los.
Nosso objetivo não é contratar por assistencialismo, mas pela competência destes, poisacreditamos que, como qualquer outra pessoa no mercado de trabalho, ele tenha condições de desempenhar bem as funções operacionais ou administrativas, obter renda financeira, conquistar independência e melhor qualidade de vida.
|OBJETIVO GERAL : Gerar Trabalho e renda, de forma sustentável e fortalecer a dos jovens com suas famílias, e destes com a sociedade em geral, |
|contribuindopara evitar injustiças e combater a discriminação, promovendo a cidadania. |
|OBJETIVO ESPECÍFICO |AÇÃO |RESULTADOS ESPERADOS |
|Capacitar os adolescentes para atuarem como |Oferecer cursos de capacitação conforme...
tracking img