Afetividade e politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia: CAPITULO 17 – Afetividade.

- Afetividade designa todo tipo de emoção, sentimento, paixão, desejo que nos atinge; provocando prazer ou dor e repulsa.

- A paixão é um adventoextraordinário, que nos tira da vida cotidiana e nos leva a explorar outras possibilidades de vida. É intensa, exclusivista, mas ao mesmo tempo precisa ter uma fusão e individuação, pois pode levar ao ciúme, àdesilusão e ao rancor.

- O amor é um sentimento de inclinação ou atração que liga os seres humanos uns aos outros, a Deus e ao mundo, mas também a si mesmo. Existem vários tipos de amor. Osautores descrevem em duas formas: 1) Como unidade e identificação total entre dois seres. 2) Como troca recíproca entre seres individuais e autônomos. No segundo caso, o amor é o contrario da paixão, é oreino da tranqulidade, da ternura, do acolhimento do outro com as suas qualidades e defeitos, desenvolvendo-se dentro dos limites da vida cotidiana. Resulta da construção de um projeto comum.

- Aamizade é recíproca, descontinua não exclusivista, sem sofrimento e possível entre indivíduos iguais. É o alicerce da vida comunitária, pois cada membro da sociedade estaria contribuindo para o bem estargeral, já que seus benefícios se estendem por toda a sociedade.

CAPITULO 18 – Política.

- Política é a arte de governar, de gerir os destinos da cidade. É a atividade que diz respeito à vidapublica.

- Força e poder: poder é um conjunto de relações por meio dos quais os indivíduos ou grupos interferem na atividade de outros. O uso da força provoca confrontos, mas nem todos estãoacostumados a conviver com as diferenças, por isso às vezes há o uso do poder (autoritário manda).

- Política e poder: O Estado tem um determinado poder diante da sociedade e deve usar do mesmo para um bemcomum. Entretanto, o uso do poder e da força nesse caso, pode instaurar relações hierárquicas e estabelecer níveis de dominação indesejáveis.

- Ética e política: Existe a ética pessoal e a...
tracking img