Afetividade e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cada vez mais os professores têm se perguntado o que eles podem fazer para conseguir que os alunos se esforcem para aprender. Todos os educadores gostariam que seus alunos prestassem atenção, dedicassem tempo às atividades escolares, fossem além das propostas e procurassem desenvolver às suas competências pessoais. No entanto, não é essa realidade com a qual se depara; muitos alunos estudamapenas na época das provas e , às vezes, nem isso, seguem a lei do menor esforço e não veem a importância do estudo em suas vidas presente, e não como costuma-se afirmar em uma vida futura.
1- A (des)motivação no processo ensino-aprendizagem: a afetividade é o elo que falta.
A solução para tal problemática submete-se à análise do contexto institucional desenvolvidopelos professores quando propõem o ensino. Se há interação destes com os seus educandos e, principalmente, se respondem às dificuldades que experimentam, se os avaliam.
A referida problemática está embasada em que critérios se pode avaliar a adequação das estratégias de atuação docente para contribuir para o desenvolvimento e a motivação adequada dos alunos para aprender e,no caso deser adequada, com base em que critérios desenvolver e avaliar estratégias de atuação. De fato, são muitos os aspectos da atuação do professor que estão sob seu controle e que podem ter repercussões motivacionais - colocar problemas ou interrogações, mostrar a relevância de atingir os objetivos, usar diferentes modos de incitar à participação, propor as atividades de forma individual [...], paradeterminar se os modos de atuação a que se faz referência influem positivamente na motivação para aprender e sob que condições é preciso dispor de critérios. (TAPIA e MONTERO, 2004).
Assim, é exigido à determinação das características pessoais que interferem na maneira como os discentes enfrentam seu trabalho escolar, definindo formas de atuação próprias de sujeito com diferentes tipos demotivação. Então, será possível avaliar as estratégias de atuação docente em função da capacidade para motivar satisfatoriamente aos alunos.
2-A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS
Segundo TAPIA( 1997), a pesquisa sobre motivação constatou que os alunos enfrentam seu trabalho com mais ou menos interesse e esforço devido a três tipos de fatores: o significado que tem para eles conseguir aprender o quelhes é proposto; as possibilidades que julgam ter para superar as dificuldades que implicam alcançar as aprendizagens propostas pelos professores; o custo em termos de tempo e de esforço, pressentido pelos alunos em relação ao que as aprendizagens significativas representarão para eles.

3- A Afetividade na Aprendizagem
Educar não significa apenas repassar informações ou mostrar um caminho atrilhar, que o professor julga ser o certo. Educar é ajudar o educando a tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade em que vive, bem como de seu papel dentro dela. É saber aceitar-se como pessoa e principalmente aceitar ao outro com seus defeitos e qualidades. É, também, oferecer diversas ferramentas para que a pessoa possa escolher o seu caminho, entre muitos. Determinar aquele que forcompatível com seus valores, sua visão de mundo e com circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. O educador é, sem dúvida, a peça mestra nesse processo de educar verdadeiramente, devendo ser encarado como um elemento essencial e fundamental. Quanto maior e mais rica for sua história de vida e profissional, maiores serão as possibilidades de desempenhar uma prática democrática efetiva queeduque positivamente.
Sobre esse assunto Nóvoa (1991) afirma que “não é possível construir um conhecimento pedagógico para além dos professores, isto é, que ignore as dimensões pessoais e profissionais do trabalho docente”. Porém, não se quer dizer, com isso, que o professor seja o único responsável pelo sucesso ou insucesso do educando durante sua vida educativa, mas sim, que o seu papel é...
tracking img