Afetividade: um dos fatores determinantes no processo de ensino/aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – UENP
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO
CAMPUS JACAREZINHO
PROJETO DE PESQUISA
[pic]



LUCIANA PAULINO RODRIGUES






AFETIVIDADE: UM DOS FATORES DETERMINANTES NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM













[pic]
JACAREZINHO – PR
2011
LUCIANA PAULINO RODRIGUESafetividade: UM DOS fatorES determinanteS no processo de ensino/aprendizagem


PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – UENP – CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO – CCHE/CJ, NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) DE PSICOPEDAGOGIA, COMO REQUISITO PARCIAL PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DEMETODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM PSICOPEDAGOGIA.




Orientação: Profa. Me. Manoela de F. C. Simili




JACAREZINHO – PR
2011

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
1.1 JUSTIFICATIVA 3
1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
1.3 OBJETIVOS 4
1.3.1 Objetivo Geral 4
1.3.2 Objetivos Específicos 4

2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 CONCEITUANDO 5
2.2 BREVE FUNDAMENTO 53 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 9
3.1 TIPOLOGIA DA PESQUISA 9
3.1.1 Forma de Abordagem do Problema 9
3.1.2 Segundo os Objetivos 10
3.1.3 Segundo os Procedimentos Técnicos 10
3.2 MÉTODO 11
3.2.1 Método de Abordagem 12
3.2.2 Método de Procedimento 12

4 CRONOGRAMA 13

REFERÊNCIAS 14



1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como tema “Afetividade: um dos fatoresdeterminantes no processo de ensino/aprendizagem” e está vinculada a área da Psicologia da Educação, Sociologia da Educação e Psicopedagogia.
Partindo do pensamento que não se pode falar de educação sem se levar em conta o fator afetivo, uma vez que o conhecimento é repassado através de relações com outras pessoas, acreditamos que a dimensão afetiva não apenas afeta o processo educativo, mas é asustentação. Muitos autores consideram a afetividade, elemento básico para o entendimento entre educador e educando, podendo apresentar profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual da criança, acelerando ou diminuindo o ritmo do desenvolvimento cognitivo. Pretende-se portanto apresentar diversas abordagens que atribuem à afetividade imprescindível valor para o desenvolvimento psíquico da criança,na construção da sua personalidade e do autoconceito, propiciando assim, ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem.

1.1 JUSTIFICATIVA

Considerando atender a Resolução 018/2010 que regulamenta os Cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Jacarezinho, a elaboração de Trabalho de Conclusãode Curso (TCC) é condição sine qua non para a obtenção do título de Especialização em Psicopedagogia.
A escolha do tema se deu em virtude de, durante o curso de Psicopedagogia, ter maior familiarização com os fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem (orgânicos, afetivos, cognitivos, etc) havendo especial interesse pelo campo da afetividade, que parece, num primeiro olharapenas demonstrações de carinho do educador para com o aluno, mas que, ao aprofundarmos no assunto percebe-se que a afetividade representa o principal elo entre educador e educando, mas o seu manejo ainda é um grande desafio para os educadores.
Justifica-se o tema, portanto, por entender que a presença do afeto entre educador e educando, faz significativa diferença no relacionamento entre ambos e,interfere positivamente no desempenho do aluno na aprendizagem.

1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O presente trabalho busca através da Pesquisa Bibliográfica elucidar a problemática: que importância deve ser dada a afetividade no processo ensino/aprendizagem?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Geral

Descrever sobre a relação existente na sala de aula entre o educador e o educando,...
tracking img