Afetividade na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Afetividade na escola

Qual a importância da afetividade no ambiente pedagógico? De acordo com
Wallon (1959), a afetividade é um domínio funcional, cujo desenvolvimento depende da ação de dois fatores: o orgânico e o social. Entre esses dois fatores existe uma estreita e próxima relação tanto que as condições medianas de um podem ser superadas pelas condições mais favoráveis do outro.Essa relação dependente impede qualquer tipo de determinismo no desenvolvimento humano, tanto que “...a constituição biológica da criança ao nascer não será a lei única do seu futuro destino.
Os seus efeitos podem ser amplamente transformados pelas circunstâncias sociais da sua existência, onde a escolha individual não está ausente.” Refere-se á capacidade, a disposição do ser humano de serafetado pelo mundo externo e interno por meio de sensações agradáveis ou desagradáveis.
A teoria apresenta três momentos marcantes e sucessivos na evolução da afetividade: emoção, sentimento e paixão. Os três resultam de fatores orgânicos e sociais e correspondem a configurações diferentes e resultantes de sua integração; nas emoções há o predomínio da ativação fisiológica; no sentimento, daativação representacional e na paixão, ativação do autocontrole.
Já Piaget (1896-1980), reconheceu que a afetividade é o agente motivador da atividade cognitiva. Para ele, a afetividade e a razão constituem termos complementares: a afetividade seria a energia, o que move a ação, enquanto a razão seria o que possibilitaria ao sujeito identificar desejos, sentimentos variados, e obter êxito nas ações.
ParaVygotsky (1896-1934), o desenvolvimento pessoal seria operado em dois níveis: o do desenvolvimento real ou efetivo referente às conquistas realizadas e o do desenvolvimento potencial ou proximal, relacionado às capacidade a serem construídas.
Esse autor é entendido, muitas vezes, como cognitivista por ter se preocupado principalmente com os aspectos do funcionamento do pensamento. Contudo éinegável que o mesmo, questionava o dualismo entre as dimensões afetivas e cognitivas quando menciona que a psicologia tradicional peca em separar os aspectos intelectuais dos afetivo-volitivos. Vygotsky afirmava que “os processos pelos quais o afeto e o intelecto se desenvolvem estão inteiramente enraizados em suas inter-relações e influências mútuas”.

Sabemos que a escola tem a função de levar oaluno a adquirir conhecimentos sistematizados, mas levando-se em conta o contexto social de hoje, a escola acaba assumindo também a responsabilidade de desenvolver habilidades sociais, que antes eram apenas de responsabilidade da família.
Segundo Marcio Ferrari (2004: 36), o ensino tem como função principal, levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais. Nas primeiras séries do ensinofundamental , a relação entre professor e aluno, carece de um clima de maior afetividade, visto que, nessa fase de escolaridade, o aluno faz do ambiente escolar uma extensão do lar, em busca de segurança e afeto.
Na pratica pedagógica, podem surgir entre professor e aluno, sentimentos de atração ou de repulsão. Essas atitudes sentimentais têm o poder de influenciar a metodologia com risco dealterá-la, provocando no aluno, transformações afetivas mais ou menos desfavoráveis ao ensino.
O poder do professor é maior que o do livro, e a qualidade do dialogo estabelecido entre professor e aluno é importante para uni-los, criando um laço especial, ou para separá-los, criando obstáculos intransponíveis (MARCHAND, 1985: 19).
É o professor quem controla o processo produtivo, tem a liberdade decriação e ação, além de ordenar tipos e seqüência de atividades. É um trabalho dos mais delicados por que necessita de um investimento afetivo na relação professor-aluno, principalmente por parte do educador, a afetividade não deve ser esquecida, pois ela é um fator essencial nesse processo, visto que, funciona como elo de sedução entre o aluno e professor.
Sendo que o objetivo do educador é...
tracking img