| UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOCENTRO ACADÊMICO DO AGRESTENÚCLEO DE TECNOLOGIADISCIPLINA: QUÍMICA GERAL I |
1ª PRÁTICA: AFERIÇÃO E TESTE DE PRECISÃO E EXATIDÃO DE VÁRIAS VIDRARIAS DELABORATÓRIO

1. Aferindo o menisco
É de fundamental importância saber aferir o menisco, pois você usará essa técnica sempre que for medir volumes em pipetas, provetas, buretas e balões volumétricos. Umaboa aferição levará a uma confiabilidade nos resultados. Você se valerá deste aprendizado para realizar com maior êxito a experiência 1.3.

2. Técnica de pipetagem
A pipeta previamente limpa écheia por capilaridade ou sucção com auxílio de pipetador com água destilada até acima do menisco; se limpa a parte externa da extremidade livre com papel absorvente, controlando-se a vazão com o dedoindicador; acerta-se o menisco com cuidado e verte-se a água contida na pipeta no recipiente desejado.
O escoamento da pipeta deve ser efetuado com o aluno controlando a vazão com o dedo, estando aponta inferior da pipeta encostada na parede do recipiente. O tempo de escoamento mínimo deverá ser de 30 segundos. Após o escoamento, afasta-se a extremidade da pipeta da parede do recipiente comcuidado. A quantidade de líquido restante da ponta da pipeta não deve ser soprada para o interior do recipiente.
Observação: o aluno será avaliado quanto ao interesse e postura, durante todas asexperiências;

3. Testando a precisão e exatidão de várias vidrarias

4.1 Procedimento Experimental
A primeira parte do experimento consiste aferir o volume em varias vidrarias desenvolvidas paratal fim, mas que apresentam precisão e exatidão distintas. Estas vidrarias são: balão volumétrico, béquer, bureta, pipeta graduada, pipeta volumétrica e proveta. Para aferir a exatidão destasvidrarias, a pipeta volumétrica será tomada como padrão. Isto é, os 50 mL de água destilada aferidos pela pipeta volumétrica serão considerados exatos. Sendo assim:
A – Introduza 50 mL de água destilada... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Aferição e teste de precisão e exatidão de várias vidrarias de laboratório. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aferi%C3%A7%C3%A3o-e-Teste-De-Precis%C3%A3o-e/776854.html

MLA

"Aferição e teste de precisão e exatidão de várias vidrarias de laboratório" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aferi%C3%A7%C3%A3o-e-Teste-De-Precis%C3%A3o-e/776854.html>.

MLA 7

"Aferição e teste de precisão e exatidão de várias vidrarias de laboratório." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aferi%C3%A7%C3%A3o-e-Teste-De-Precis%C3%A3o-e/776854.html>.

CHICAGO

"Aferição e teste de precisão e exatidão de várias vidrarias de laboratório." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aferi%C3%A7%C3%A3o-e-Teste-De-Precis%C3%A3o-e/776854.html.