1) Introdução:
Tireóide é uma pequena glândula endócrina com formato de borboleta localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão (figura1); Essa glândula possui papel muito importante ao produzir os hormônios tireoideanos (T3 e T4, ou tiroxina) que são produtos químicos que circulam pelo sangue, gerenciandotodo o metabolismo corpóreo. A tiroxina contém iodo, sal mineral encontrado naturalmente em certos alimentos, como couve, agrião, etc. Quando a alimentação é deficiente em sais de iodo, a tireóide cresce exageradamente, produzindo o bócio. No Brasil e em vários países as indústrias são obrigadas por lei a acrescentar ao sal decozinha uma quantidade adequada de sais de iodo, evitando o bócio pela deficiência de iodo.
No mundo inteiro a causa mais comum de bócio é a falta de iodo, mas mesmo com a quantidade adequada de iodo a glândula tireóide pode aumentar de tamanho, criando um bócio, podendo cursar com níveis hormonais normais ou associados a qualquer tipode doença da tireóide, incluindo hipertireoidismo, hipotireoidismo, tireoidites e câncer de tireóide.
Entre as patologias de tireóide mais freqüente em nosso meio está o hipotireoidismo que é uma síndrome clínica resultante da produção ou ação deficiente dos hormônios tireoideanos, com conseqüente lentificação generalizada dosprocessos metabólicos do organismo, podendo gerar sintomas extremamente vagos de cansaço, desânimo, sendo confundidos com processos fisiológicos da própria idade, mascarando muitas vezes o diagnóstico, ou seja, muitas pessoas têm hipotireoidismo e não sabem. Cerca de 5 milhões de brasileiros têm hipotireoidismo, a grande maioria aindanão diagnosticada.
O hipotireoidismo pode ocorrer por diversas causas, tanto primárias da glândula tireóide (hipotireoidismo primário) quanto secundárias a alterações no eixo hipotalâmico-hipofisário (hipotireoidismo central).
Hipotireoidismo primário responde por 95% do total de casos de hipotireoidismo; é mais comum na [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 08). Afeccoes neoplasicas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Afeccoes-Neoplasicas/59339.html

MLA

"Afeccoes neoplasicas" TrabalhosFeitos.com. 08 2011. 2011. 08 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Afeccoes-Neoplasicas/59339.html>.

MLA 7

"Afeccoes neoplasicas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2011. Web. 08 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Afeccoes-Neoplasicas/59339.html>.

CHICAGO

"Afeccoes neoplasicas." TrabalhosFeitos.com. 08, 2011. Acessado 08, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Afeccoes-Neoplasicas/59339.html.