Afeccoes neoplasicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Introdução:
Tireóide é uma pequena glândula endócrina com formato de borboleta localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão (figura1); Essa glândula possui papel muito importante ao produzir os hormônios tireoideanos (T3 e T4, ou tiroxina) que são produtos químicos que circulam pelo sangue, gerenciando todo o metabolismo corpóreo. A tiroxina contém iodo, sal mineralencontrado naturalmente em certos alimentos, como couve, agrião, etc. Quando a alimentação é deficiente em sais de iodo, a tireóide cresce exageradamente, produzindo o bócio. No Brasil e em vários países as indústrias são obrigadas por lei a acrescentar ao sal de cozinha uma quantidade adequada de sais de iodo, evitando o bócio pela deficiência de iodo.
No mundo inteiro a causa mais comum de bócioé a falta de iodo, mas mesmo com a quantidade adequada de iodo a glândula tireóide pode aumentar de tamanho, criando um bócio, podendo cursar com níveis hormonais normais ou associados a qualquer tipo de doença da tireóide, incluindo hipertireoidismo, hipotireoidismo, tireoidites e câncer de tireóide.
Entre as patologias de tireóide mais freqüente em nosso meio está o hipotireoidismo que é umasíndrome clínica resultante da produção ou ação deficiente dos hormônios tireoideanos, com conseqüente lentificação generalizada dos processos metabólicos do organismo, podendo gerar sintomas extremamente vagos de cansaço, desânimo, sendo confundidos com processos fisiológicos da própria idade, mascarando muitas vezes o diagnóstico, ou seja, muitas pessoas têm hipotireoidismo e não sabem. Cerca de 5milhões de brasileiros têm hipotireoidismo, a grande maioria ainda não diagnosticada.
O hipotireoidismo pode ocorrer por diversas causas, tanto primárias da glândula tireóide (hipotireoidismo primário) quanto secundárias a alterações no eixo hipotalâmico-hipofisário (hipotireoidismo central).
Hipotireoidismo primário responde por 95% do total de casos de hipotireoidismo; é mais comum na raçabranca  e 4 vezes mais comum no sexo feminino, variando sua prevalência no Rio de Janeiro, de 9,4% em mulheres com 35 a 44 anos a 19,1% naquelas com 75 anos ou mais (média de 10,3%). Bem menos comum é o hipotireoidismo central (0,005% da população geral). A deficiência de hormônio tiroideano no recém-nascido pode gerar grande repercussão clínica, até mesmo com retardo mental e é chamada dehipotireoidismo congênito ocorrendo em 1 a cada 4000 recém-nascidos.
A principal causa de hipotireoidismo primário é a Tireoidite de Hashimoto que afeta até 5% da população adulta, principalmente mulheres, aumentando sua incidência com a idade. Outras causas menos comuns de hipotireodismo são cirurgia da tireóide, tratamentos com iodo radioativo para doença de Graves ou câncer de tireóide, tireoiditessubagudas ou pós-parto, doenças infiltrativas como amiloidose, sarcoidose ou hemocromatose, e ainda o uso de drogas como amiodarona, contrastes radiológicos, lítio ou antitireoideanos.
A tireoidite de Hashimoto é causada por problemas no sistema imunológico do corpo, onde são produzidos certos anticorpos contra a própria tireóide (o mais comum é o anticorpo anti-peroxidase tireoidiana -anti-TPO)  osquais danificam a glândula e retiram-lhe a capacidade de produzir suficiente hormônio. Algumas vezes a tireoidite de Hashimoto pode estar ligada também a outras doenças auto-imunes como doença de Graves, Diabetes Mellitus tipo 1 ou artrite reumatóide.
                 
            Quem tem mais chance de apresentar ou desenvolver hipotireoidismo?
Mulheres, especialmente acima dos 40anos;
Homens acima dos 65 anos;
Mulheres em período pós-parto (6 meses após o parto);
Pessoas com colesterol alto;
Pessoas que já tiveram doenças de tireóide anteriormente;
Pessoas com história familiar de doenças auto-imunes (tireoidite de Hashimoto) ou de doenças de tireóide;
Pessoas que apresentem outras doenças auto-imunes como: Diabetes tipo I,...
tracking img