Lembram-se disto: doenças degenerativas, doenças inflamatórias e doenças neoplásicas. Agora começamos as neoplásicas.
Neoplasia significa crescimento de novo.
Nós chamamos neoplasiabenigna quando a neoplasia não põe em causa a vida do hospedeiro; geralmente não é invasora. E chamamos neoplasia maligna ao cancro quando a neoplasia mata o hospedeiro e é geralmente má porque éinvasora e metastizadora.
Nós temos cancro porque somos uma espécie que está em evolução. Isto é, se nós fossemos uma espécie em extinção provavelmente tínhamos muito menos cancro. O que nos faz tercancro é a circunstância de termos permanentemente um turnover muito grande das nossas células. Lembram-se que eu vos disse que podíamos matar e regenerar qualquer coisa como 100 milhões, 1 bilião, 10biliões de células. Nós estamos permanentemente numa renovação.
Um parênteses:
(As pedras não têm cancro, mas as plantas têm. Os seus átomos e as suas moléculas não morrem, mas as suascélulas morrem. O problema da vida, é que faz parte da vida morrer).
No futuro, o cancro vai ser uma doença muito importante, porque vamos ficar cada vez mais velhinhos e vamos morrer cada vezmais de cancro.
Sabem qual é o risco de termos cancro? 1 em 2, e 1 em 4 vão morrer por causa do cancro.

Tumor benigno da supra-renal como é que se chama? É epitelial, portanto adenoma dasupra-renal.

Tumor maligno da mama? A mama é um órgão com células epiteliais, logo é um adenocarcinoma da mama.

Há uma coisa muito importante no cancro: o cancro é um tecido, não éum conjunto de células. E se é um tecido vai ter células malignas, mas vai ter vasos, linfócitos, fibroblastos da própria pessoa. É um tecido nosso.
Para termos um cancro, vamos ter um processomuito grande que vai desde a iniciação, passando pela progressão, pela invasão e metastização ou generalização. Nós hoje estamos a discutir iniciação.
Nós todos os dias defecamos, urinamos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 12). Afecções neoplasicas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Afec%C3%A7%C3%B5es-Neoplasicas/130656.html

MLA

"Afecções neoplasicas" TrabalhosFeitos.com. 12 2011. 2011. 12 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Afec%C3%A7%C3%B5es-Neoplasicas/130656.html>.

MLA 7

"Afecções neoplasicas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2011. Web. 12 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Afec%C3%A7%C3%B5es-Neoplasicas/130656.html>.

CHICAGO

"Afecções neoplasicas." TrabalhosFeitos.com. 12, 2011. Acessado 12, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Afec%C3%A7%C3%B5es-Neoplasicas/130656.html.