Afaf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Imed

Redes
De
Computadores

Nome: Arlindo Pol Júnior
Data: 01/11/2012

Modelo OSI

A Organização Internacional para a Normalização (do inglês: International Organization for Standardization - ISO), foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma arquitetura padrão com objetivo de facilitar o processo de interconectividade entre máquinas de diferentesfabricantes, assim em 1984 lançou o padrão chamado Interconexão de Sistemas Abertos (do inglês: Open Systems Interconnection - OSI) ou Modelo OSI.
O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.[1]
Esta arquitetura é um modelo que divideas redes de computadores em 7 camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
A ISO costuma trabalhar em conjunto com outra organização, a União Internacional de Telecomunicações (do inglês: International Telecommunications Union - ITU), publicando uma série de especificações de protocolos baseados na arquitetura OSI.Estas séries são conhecidas como 'X ponto', por causa do nome dos protocolos: X.25, X.500, etc.
Trabalhar em um modelo de arquitetura em camadas de rede foi iniciado ea Organização Internacional para Padronização (ISO) começou a desenvolver a sua estrutura de arquitetura OSI. OSI tinha dois componentes principais: um modelo abstrato de rede, o chamado Modelo de Referência Básico ou sete camadasdo modelo, e um conjunto de protocolos específicos.
O conceito de um modelo de sete camadas foi fornecida pelo trabalho de Charles Bachman , Serviços de Informação da Honeywell. Vários aspectos do projeto OSI evoluíram a partir de experiências com a ARPANET, a Internet incipiente, NPLNET, EIN, CYCLADES rede eo trabalho em IFIP WG6.1. O novo projeto foi documentado em ISO 7498 e seus adendosdiferentes. Neste modelo, um sistema de rede foi dividida em camadas. Dentro de cada camada, uma ou mais entidades de implementar sua funcionalidade. Cada entidade interagiram directamente apenas com a camada imediatamente abaixo dele, e dispõem de instalações para utilização pela camada de cima.

Implementação do sistema aberto
Etapas obrigatórias para atingir interoperabilidade, compatibilidade,portabilidade e escalabilidade exigidos no sistema aberto (OSI):
* Definição do modelo: define o que cada camada deve fazer, isto é, define os serviços que cada camada deve oferecer;
* Definição dos protocolos de camada: define os componentes que fazem parte do modelo (padrões de interoperabilidade e portabilidade), não só os relacionados à comunicação, mas também alguns não relacionadoscomo a estrutura de armazenamento de dados;
* Seleção dos perfis funcionais: realizada pelos órgãos de padronização de cada país que escolhem os padrões que lhes cabem, baseados em condições tecnológicas, base instalada, visão futura, etc.
Descrição das camadas

Este modelo é dividido em camadas hierárquicas, ou seja, cada camada usa as funções da própria ou da camada anterior, para esconder acomplexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.
As camadas são empilhadas na seguinte ordem:
* Camada 7: Aplicativo
* Camada 6: Apresentação
* Camada 5: Sessão
* Camada 4: Transporte
* Camada 3: Rede
* Camada 2: Link de dados
* Camada 1: Físico
De acordo com a recomendação X.200, existem sete camadas, com o 1 a 7, comuma camada na parte inferior. Cada camada é genericamente conhecida como uma camada de N. Um "N +1 entidade" (a camada N +1) solicitar serviços de uma "entidade N" (na camada N). Em cada nível, duas entidades (N-entidade pares) interagem por meio do protocolo de N através da transmissão de unidades de dados de protocolo (PDU).
A Unidade de Dados de Serviço (SDU) é uma unidade específica de dados...
tracking img