Afélio e periélio

Páginas: 3 (734 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
AFÉLIO

Afélio é o ponto mais distante de um planeta que está em órbita ao redor do Sol. Isso ocorre porque as órbitas em torno de estrelas são normalmente elípticas. Ou seja, eles têm uma formaoval.Originalmente os astrônomos pensavam que as órbitas dos planetas eram perfeitamente circulares. Este pensamento, no entanto, nunca conseguiu ser confirmado com os cálculos dos próprios astrônomos.A busca pela solução dessas diferenças acabou por ser compensada por duas grandes descobertas
Primeiro foi o trabalho de Copérnico, refutou a teoria do padrão geocêntrico ou modelo do universoclássico que foi proposto pelo filósofo heleno Ptolomeu. Isso mudou radicalmente a nossa compreensão de como os planetas e outros corpos celestes observáveis se moviam no espaço.Isso estabeleceu o modeloheliocêntrico, onde o sol é a figura central do nosso sistema solar, enquanto a Terra orbita em torno dele.
Essa descoberta foi seguida pelas observações de outros astrônomos, ou seja, Johannes Kepler,que descobriu as Leis do Movimento Planetário.
Estas leis foram, essencialmente, um conjunto de equações e observações que ajudaram a avançar nosso conhecimento das órbitas dos corpos celestes.Tanto mais longe o corpo vai, mais excêntrica a órbita se torna. Isto dá a aos planetas órbitas elípticas o que nos mostra que um planeta tem dois focos de uma vez.A razão disso foi mais tardeexplicada com a descoberta da gravidade por Isaac Newton. Que entendeu que os planetas exercem a sua gravidade atuando como um segundo foco para o sol criando mais órbitas elípticas tanto quanto você vá maislonge do sol.
O afélio tem muitos efeitos interessantes sobre a terra. O mais óbvio é que a velocidade orbital da Terra desacelera quando esta atinge o seu afélio Ela também tem um efeito sobre oclima.Devido ao formato da sua órbita, o clima da Terra é feito de partes mais frias e mais quentes no Hemisfério Norte e verão criando mais leves ou mais estações grave.
Alguns cientistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!