AET do Posto do Cadista

2641 palavras 11 páginas
Ergodesign da Estação de trabalho de operadores de sistemas CAD “Cadistas”1
Ergodesign of the Workstation to CAD Systems Operators.

Alexandre Miranda Dresch
Professor do Curso de Desenho Industrial, Ergonomia da PUC-RJ
Nelson Bastos Rodrigues
Mestrando pela FAU Faculdade de Arquitetura da UFRJ

Palavras-chave: Estação de trabalho, CAD, Mobiliário

Neste trabalho, estudou-se a estação de trabalho do “Cadistas” de um escritório de engenharia, onde observamos que os mobiliários utilizados não foram desenhados considerando as necessidades dos usuário e da atividade nele executadas, propomos então desde um novo projeto até adaptações ao mobiliário existente, atendendo assim às necessidades do usuário e da sua atividade.

Key-words: Workstation, CAD, Forniture

In this work, it was studied the workstation of CAD user's of an engineering office, where we observed that the used furnitures were not designed considering the user's needs and the task activities, we propose a new project, and adaptations to the existent furniture, improving the user's needs and the task accomplishiment of your activity.

Apresentação
Os computadores hoje em dia estão entrando em todos os escritórios, empresas, indústrias etc, substituindo as antigas ferramentas de trabalho.
Nos escritórios de engenharia e arquitetura não seria diferente, eles vêm substituindo as velhas pranchetas onde eram desenhados os grandes projetos. Agora tudo isso é feito em uma caixa com uma tela um teclado e um “mouse”.
Com essa nova ferramenta veio também a necessidade de uma nova estação de trabalho para estes operadores e, com ela, novos tipos de problemas gerados pelos mobiliários (mesa e cadeira) que, na maioria das vezes, não são projetados considerando os usuários que irão utiliza-las, muito menos a atividade que neles será exercida.

A partir deste fato, vimos a possibilidade de propor uma estação de trabalho que atenda às necessidades tanto do usuário quanto da atividade

Relacionados

  • Curso de Custos de Infraestrutura
    25501 palavras | 103 páginas
  • Engenheiro
    25501 palavras | 103 páginas