Aeroporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O maior do mundo
Na esteira da explosão capitalista na China,
Hong Kong inaugura um megaaeroporto
Com a aterrissagem do avião do presidente Bill Clinton em Hong Kong, no dia 1º de julho, a próspera ex-colônia britânica, disposta a se firmar como pólo de negócios e turismo da Ásia, inaugurou um aeroporto que simboliza o novo tempo do capitalismo no continente. Construído ao norte da ilha deLantau, a 25 quilômetros do centro de Hong Kong, Chek Lap Kok será o maior aeroporto do mundo. Quando estiver em pleno funcionamento, no ano 2000, passarão por ali 87 milhões de passageiros anualmente. Para ter uma idéia do que isso significa, basta dizer que o aeroporto de maior tráfego do planeta hoje, o O'Hare, de Chicago, nos Estados Unidos, tem um movimento anual de 69,1 milhões de passageiros.No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o maior da América Latina, são 13 milhões.
O Chek Lap Kok é apenas um dos megaaeroportos que estão surgindo no mundo. As cidades européias têm projetos de investimento de 66 bilhões de dólares para construir ou renovar seus terminais aéreos. Nos Estados Unidos, estima-se que serão necessários outros 60 bilhões de dólares para aumentar os aeroportos ematividade e construir outros cinco grandes terminais. Os maiores projetos, contudo, estão na Ásia. Recentemente foram inaugurados novos aeroportos nas cidades de Osaka e Macau. Taipé, Cingapura e Seul, na Coréia, têm projetos para grandes aeroportos internacionais. Somente na China, recém-despertada para o poder da economia livre e amparada no seu bilhão de passageiros potenciais, quarenta aeroportosserão construídos ou reformados até o ano 2.000.
Em Hong Kong, o movimento já colocava a infra-estrutura no limite do colapso. O antigo aeroporto, o Kai Tak, era considerado um dos mais perigosos do mundo. Operava com muito mais aviões do que podia. Além disso, estava espremido entre as montanhas, o mar e os arranha-céus da cidade. Pousar nele era uma experiência assustadora. Tinha um apelidosugestivo: "Heart Attack" (Ataque do Coração). Para resolver o problema, o governo decidiu há sete anos construir um megaaeroporto em tempo recorde, tarefa hercúlea do tipo a que estão habituados os habitantes do Sudeste Asiático. "Parecia impossível, mas somente para quem não conhece Hong Kong", diz o engenheiro canadense Keith Tobin, da equipe que capitaneou a obra. "Eles trabalham aqui 24 horaspor dia. Dia após dia."
Projeto faraônico — Tudo no Chek Lap Kok é faraônico, a começar pelo projeto, criado há sete anos pelo arquiteto inglês sir Norman Foster. Para construir o aeroporto foi preciso criar uma plataforma de terra com 1.248 hectares, que consumiu três anos e meio de trabalho e 9 bilhões de dólares. Primeiro, os engenheiros nivelaram a antiga ilha de Chek Lap Kok, de 302 hectares,e sua pequenina vizinha, a ilhota Lam Chau, com 8 hectares. Os 938 hectares restantes são um aterro feito sobre o mar, criado à força de tratores e explosões que atiravam em média 10 toneladas de pedra e areia por segundo na água.
Com o terreno preparado, começaram as obras, em junho de 1995. O terminal de passageiros, que tem o formato de um avião, com asas e cauda, foi comparado pelosengenheiros a uma "catedral" horizontal e possui o tamanho de um estádio de futebol. O governo de Hong Kong está gastando mais 11 bilhões de dólares na construção das vias de acesso até o aeroporto: 34 quilômetros de vias expressas, uma linha de trem que vai até o centro da cidade, a mais longa ponte ferroviária suspensa do mundo e dois túneis submarinos ligando Hong Kong a Kowloon. Ao redor do terminal,foi levantada uma verdadeira cidade. Chek Lap Kok possui um complexo comercial, que inclui centro financeiro, o maior shopping center já visto num aeroporto, com 144 lojas, e uma cidade-satélite onde já vivem 20.000 pessoas, a maior parte delas empregada no próprio lugar. Por enquanto, somente foi inaugurada a pista sul. Nesta fase, o aeroporto pode comportar 35 milhões de passageiros anuais e 3...
tracking img