Aeroporto eduardo gomes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Um componente importante do processo logístico é o movimento ou fluxo de bens desde o ponto de origem até o ponto de consumo. Mas o transporte significa um fator na utilidade de tempo, ao determinar a rapidez e consistência de um determinado produto que se move de um para outro ponto.
O modal aéreo há destaque para o estado do Amazonas que conta com três aeroportosprincipais: aeroporto doméstico de Tefé e os internacionais de Tabatinga e o Eduardo Gomes, em Manaus. Este último desponta em 3° lugar em movimentação de cargas no país, à frente dos aeroportos do Galeão/RJ (4°) e de Congonhas/ SP (9°) e como 1° na Amazônia Brasileira.
Se um produto não estiver disponível na data exata em que se precisar dele, poderá haver repercussões dispendiosas, tais comovendas perdidas, insatisfação do cliente e parada de produção. O transporte aéreo é considerado o mais adequado para produtos com alto valor agregado, pequeno volumes e rapidez na entrega. Entretanto, como desvantagem possui o maior custo de transporte em relação aos outros modais, além da menor capacidade de carga.
O transporte aéreo tem como característica percorrer grandes distâncias empouco tempo e que esta modalidade transporta geralmente produtos de alto valor, ou produtos sensíveis à ação do tempo, que precisam de rapidez na entrega conforme cita Freitas et al (2006).
Costuma-se dizer que o problema da região Amazônica não é logístico e sim a falta de estrutura para o atendimento da região. Se o estado das rodovias, ferrovias, aeroportos e hidrovias brasileiras sãoprecários ou têm seu potencial subutilizado, então na região norte do país o problema é ainda mais grave. O problema do setor privado no Amazonas no âmbito logístico representa essa precariedade no transporte de insumos e mercadorias, principalmente de alto valor unitário e que requer rapidez, qualidade de entrega para produtos perecíveis e outros.
Este trabalho tem como objetivo analisar osistema logístico do aeroporto Eduardo Gomes e demonstrar a viabilidade da utilização do transporte aéreo no Amazonas como competitividade industrial, devido seu grau de importância para um bom desenvolvimento e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

DESENVOLVIMENTO
2.1 - 1ª PARTE: COLETA DE DADOS
De acordo com a visita técnica que nos foiconcedida ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, podemos relatar sobre os três Terminais de Logísticas de Cargas, conhecidos como TECA I, II e III. Segundo o Sr. Antônio Hilton Gomes Pinheiro (Coordenador de Carga Nacional) que nos acompanhou e nos auxiliou nas explicações dos processos logísticos de cargas, foi nos informados que ambos possuem seus processos logísticos diferentes, devido aofato de que cada Terminal tenha uma função, conforme a seguir:
TECA I: Exportação, internação e desembarque de cargas nacionais.
TECA II: Importação, remoção, trânsito e exportação avulsa.
TECA III: Carga especifica de importação e perdimento.
O terminal de cargas TECA III foi o primeiro a nos ser mostrado, esse terminal recebe o produto que vem do exterior e tem osseguintes tramite:
A carga quando sai do seu local de origem e segue com o transportador aéreo, o mesmo entrega a carga no aeroporto para Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), mas antes disso a transportadora tem um prazo de até três horas para gerar um relatório que é feito no site da Receita Federal, contendo as informações sobre as mercadorias como: peso, volume eestado físico da carga e outros dados, e ela é entregue toda paletizada, quando os funcionários da Infraero recebem esse relatório eles mesmos vão despaletizar e fazer a conferência de tudo que lhes foi passado, e em seguida depois de tudo conferido a Infraero também gera um relatório que é entregue a Receita Federal.
Estando tudo de acordo com ambas as partes é realizado uma vistoria pela...
tracking img