Aeroporto dos guararapes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
|

O complexo aeroportuário do Recife ganhou um terminal de passageiros
com conector de 550 metros de extensão e 11 pontes de embarque

Elevalçao oeste

Elevação leste
Aberto para o mundo
De grande complexidade técnica , devido às solicitações operacionais, de segurança e conforto ambiental, o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Guararapes, no Recife, éreferência em soluções arquitetônicas, conjugadas a sistemas com tecnologia de ponta.

Em função do crescente fluxo de vôos domésticos e internacionais, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária ( Infraero ) vem implantando um programa de atualização e expansão de seus aeroportos. Faz parte desse planejamento a construção de terminais em regiões onde se identifica potencial para crescimentoturístico ou de viagens de negócios, como é o caso do Aeroporto Internacional Guararapes.

Construído em 1958, ele foi reformado pela primeira vez em 1981, quando passou a ser a porta de entrada do turismo internacional no Nordeste , devido a sua localização geográfica, em meio às rotas do Atlântico sul. Hoje, dos aeroportos administrados pela estatal Infraero, 31 são internacionais, cinco delesno Nordeste (em Salvador, Maceió, Natal, Fortaleza e Recife).

O programa de modernização e recapacitação do complexo aeroportuário do Recife foi executado em três etapas . Orçada em 300 milhões de reais, a obra envolveu a construção de um terminal com 52 mil metros quadrados para atender a 5 milhões de passageiros por ano; um conector de 550 metros de extensão, com 11 pontes de embarque; oacréscimo de 305 metros aos 3 mil metros da pista de pouso e decolagem.

Também foram executados a ampliação do pátio de aeronaves, para receber simultaneamente 26 aviões (do tipo B 737-800) e a criação de edifício-garagem com 72 mil metros quadrados.

No total, são cerca de 124 mil metros quadrados de área construída, em terreno de 193 538,91 metros quadrados.

O edifício do terminal depassageiros é uma lâmina de 270 metros por 70 metros de largura , com o conector e as pontes de embarque na face oeste, voltada para o pátio de aeronaves.

O edifício-garagem, com geometria perimetral em níveis escalonados de baixo para cima, possui efeito de esplanada, com vegetação nas bordas, e evidencia a praça Salgado Filho, projetada por Burle Marx no final da década de 1950.

Entre asexigências apresentadas pela Infraero e atendidas pelo projeto arquitetônico de Ubirajara Moretti, era prioritário resolver as questões de conforto ambiental , principalmente no conector, disposto em área de grande insolação, e de refletividade dos vidros na área da pista de pouso.

A posição transversal (norte/sul) do terminal de passageiros e o edifício-garagem escalonado devem-se à geometriairregular do sítio, limitada pelo pátio de aeronaves a oeste, pela movimentada avenida Mascarenhas de Moraes a leste, pelo antigo terminal em operação ao sul e pela área industrial e terminais de cargas ao norte.

O terminal foi construído com estrutura de concreto e fachadas vedadas com panos de vidro inclinados , inseridos sob beirais que se prolongam da cobertura. Possui pavimento térreo,pisos de embarque e desembarque, andar intermediário técnico, praça de alimentação e mirante.

A posição transversal (norte/sul) do terminal de passageiros
e a edificação escalonada do edifício-garagem devem-se à geometria irregular do terreno

Com estrutura metálica,
as fachadas foram projetadas em ângulo reverso

Montagem da fachada inclinada

Para obter a redução da carga térmica, oconector foi parcialmente mantido sob o beiral da cobertura
Proteção das fachadas

Com estrutura metálica, as fachadas do terminal foram projetadas em ângulo reverso , vedadas com vidros sem reflexão e instaladas sob área de projeção da cobertura. Essa concepção, além de proteger da incidência solar, evita a refletividade dos vidros, que poderia atrapalhar a visão dos pilotos na pista de...
tracking img