Aeroporto de congonhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O trabalho se refere à visita técnica no Aeroporto Internacional de Congonhas, com objetivo de identificar a atual situação do aeroporto e sua infraestrutura. Além disso, apontar os pontos positivos e suas possíveis melhorias para atendimento dos milhares passageiros atendidos atualmente.






Sumário

INTRODUÇÃO 5

1. A HISTÓRIA DO AEROPORTO INTERCIONAL DE CONGONHAS 6

2.ENDEREÇO E MAPA DE ACESSO 9

3. COMPANHIAS AÉREAS E SEUS PRINCIPAIS DESTINOS 10

4. FACILIDADES E SERVIÇOS 12

5. PONTOS POSITIVOS 15

6. PONTOS A MELHORAR 16

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19







INTRODUÇÃO


O sistema aéreo nacional esteve em constante discussão nos últimos tempos. Entre a diversificada gama de problemas que seapresentaram recentemente ao administrador aeroportuário uma é a capacidade dos aeroportos.


Essa é uma questão de difícil solução, pois, apesar de uma boa organização por parte do administrador aeroportuário, o espaço para expansão e principalmente as promessas de melhorias e investimentos não estão sob sua responsabilidade.


Atualmente, em horários e dias com mais movimentos, osaeroportos e as companhias aéreas não conseguem atender seu cliente da maneira que deveriam, conseqüentemente, causando grandes filas no check-in, atraso no vôo e insatisfação dos clientes.


O transporte aéreo tem grande relevância estratégica para a infraestrutura logística do país. Prevendo a crescente demanda por transporte aéreo, o governo federal incluiu no Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC) diversas obras relacionadas à infra-estrutura aeroportuária, desde ampliação de terminais de passageiros até obras nas vias de acesso a aeroportos. No total, estão previstos três bilhões de reais em obras.


Ao mesmo tempo, o Brasil foi escolhido como sede da Copa de 2014, evento de porte internacional com enorme participação estrangeira. A opção do país em utilizaro evento para mostrar a diversidade do país através da escolha de doze cidades-sede buscando abranger todo o território terá como consequência inevitável a grande utilização dos aeroportos brasileiros. Nesse contexto, a atual situação do aeroporto de Congonhas, nos prova que o aeroporto e o Brasil não estão prontos para receber esses tão esperados visitantes.

A HISTÓRIA DO AEROPORTOINTERCIONAL DE CONGONHAS

O Aeroporto de Congonhas foi inaugurado oficialmente em 12 de abril de 1936. Mas teve de começar a funcionar dois anos antes, em 1934, por conta de uma enchente que levou ao fechamento por quatro meses do Campo de Marte. Até então, era o único aeroporto existente em São Paulo, aberto em 1920, quando a aviação era ainda uma ousadia de aventureiros.

Anecessidade de criação de um novo aeroporto surgiu dos inúmeros alagamentos do Rio Tietê que afetavam o Campo de Marte. A escolha recaiu sobre a Vila Congonhas, um local ermo da cidade que tinha um milhão de habitantes. Reportagem do Estadão de 14 de abril de 1936 dizia: "O novo campo acha-se situado à margem da confortável estrada que liga S. Paulo a Santo Amaro, em Indianópolis. Local admirável sob todosos aspectos, (...) oferece toda a garantia aos aviadores, com seu terreno secco e firme, o que ficou provado antehontem, com a descida alli de diversos aparelhos".

Os anos 40 marcaram uma mudança de administração significativa para o desenvolvimento do aeroporto de Congonhas, quando o Estado firmou um contrato com o Departamento de Aviação Civil (DAC) e obteve a concessão para explorar oaeroporto por 25 anos. Veio a primeira grande reforma com uma ampliação para 1,6 milhão de metros quadrados, praticamente o dobro do tamanho.






1 O “Glamour”

Congonhas chega aos anos 50 como o aeroporto mais movimentado do País e o um dos mais movimentados do mundo. Em 1951, a imprensa publicava artigos entusiasmados dando conta da consolidação do transporte aéreo a...
tracking img