Aerografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aerografia


Aerografia (ou airbrush em inglês), é uma técnica de pintura onde se utiliza uma pequena pistola ligada a um compressor de ar para produzir jatos de tinta.
Antes da computação gráfica, o aerógrafo era ferramenta fundamental para retoques fotográficos, e logo o instrumento foi relacionado à arte comercial. Com o florescimento da cultura de massa, e principalmente seu auge napublicidade, este equipamento foi introduzido no campo das belas artes. Atualmente existem trabalhos feitos com aerógrafo em todas as galerias do mundo, e seus preços são comparados a trabalhos feitos de forma tradicional, com pincel.
Sua aceitação em certos círculos de artistas foi muito lenta, pois era considerada uma arte mecânica. As objeções não se referiam tanto à qualidade alcançada em seustrabalhos, mas a razões mais teóricas. O artista não estabelece contato direto com a superfície de trabalho no ato da pintura. O ar é quem leva a tinta à tela.


História da Aerografia

A história da aerografia é muito mais antiga do que a maioria das pessoas podem imaginar. As primeiras imagens feitas pelo homem, na pré-história, foram criadas utilizando técnicas de aerografia.
Estas imagenspodem ser vistas na parede das cavernas Lascaux and Peacl-Merle, no sudoeste da França. Acredita-se que tenham pelo menos 35 mil anos e que foram feitas soprando um pigmento (tinta) através da cavidade de um tubo, feito de osso de animais.
Um do primeiros exemplos de aerografia ocorreu quando um pigmento foi usado como tinta, a mão, como máscara, um cano feito de osso, o aerógrafo e o pulmão dohomem, como o compressor.
O inventor do aerógrafo moderno foi o americano Abner Peeler, que em maio de 1878 imaginou ser possível pintar usando um jato de ar passando por um aparelho que aumenta ou diminui o fluxo de tinta sendo jogado na superfície a ser pintada.


Três anos depois, em 1881, o Sr. Peeler vendeu sua invenção para o Sr. Liberty Walkup. Pelos direitos mundiais sobre o produtoele recebeu US$ 700,00 (setecentos dólares). Em 25 de abril de 1882, foi feito o registro de patente nos Estados Unidos em nome de Liberty Walkup.
Apesar de dizer que também estava trabalhando em um projeto de aerógrafo na mesma época, Walkup nunca teve nenhuma tendência para inventor, ao passo que Peeler continuou criando novos produtos por vários anos, até sua morte. Em 1883, foi fundada aRockford Air Brush Company pelo Sr. Walkup para fabricar e promover o primeiro aerógrafo ao público.
O principal motivo é que o aerógrafo consegue conferir sentimento à impressão, devido à sua habilidade de pulverizar pontos muito finos e de desenvolver uma imagem sem que a "pincelada" fique marcada. Durante o período compreendido entre 1890/1900, as fotografias artísticas (aquelas que são "retocadas"por pintores), tornara-se tão populares, que a demanda por cores sépias levou os especialistas a usarem o aerógrafo. Desde então, seu uso tem crescido cada vez mais, na mídia e nas artes.
Durante os anos 20, 30 e o inicio dos anos 40, o aerógrafo foi utilizado em grande escala, dentro da arte comercial e da ilustração. Nos anos 40 a maioria das escolas técnicas e de arte oferecia o curso deaerografia como parte de seu currículo.
O retoque de fotografias já era muito difundido, especialmente em anúncios. Outro campo visual, no qual o aerógrafo foi largamente utilizado, foi o das ilustrações médicas, pelo simples fato do instrumento permitir recriar facilmente a impressão voluptuosa das formas orgânicas.
O caminho para a aceitação da técnica da aerografia, como instrumento das artesclássicas, foi preparado por artistas pop como Andy Warhol e Roy Lichtenstein, que, usando de criatividade, fizeram o aerógrafo ser hoje tão respeitado.
Apenas em 1960, com o declínio da pop art e o advento do neo-realismo, é que o aerógrafo conseguiu seu lugar de destaque no mundo das artes.
Na área publicitária e nas ilustrações técnicas, o mercado para desenhistas que utilizam o aerógrafo...
tracking img