Aerogerador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERADOR DE IMÃS PERMANENTE

Ademário Barros
André Gulitt
Arnold Félix
Igor Alberto
Isabelle Braz
Scarlet Horrana

Escola Técnica SENAI Manoel de Brito, Santo Amaro, Recife, Brasil


Resumo: Este artigo está sendo feito com o intuito de criar um projeto que seja inovador e com um bom aproveitamento econômico ou benefício para a sociedade e o meio ambiente. Nesse artigo primeiro seráabordado um conteúdo explicativo sobre componentes do projeto e em seguida, será apresentado o caminho que levou nosso grupo a chegar nesse projeto.
Palavras Chave: Imãs, Projeto, Gerador.
1. MAGNETISMO
Define-se como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos. (É a propriedade que possuem certos materiais de atrair os metais). Omagnetismo pode ser explicado através da movimentação dos elétrons, e para determinar se um determinado material é magnético ou não, basta colocá-lo sobre a influencia de um campo magnético, que é gerado pelo movimento de cargas elétricas. O material será magnético se aparecer forças ou torques, podendo dessa forma ser chamado de substância magnética.

1.1 IMÃ
O imã, também conhecido como magneto, éuma substância que possui a capacidade de atrair substâncias magnéticas (ferro ou outros metais). Existem dois tipos de imãs:
Imãs Naturais – são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita. Os imãs naturais são compostos por pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas como a magnetita (óxidode ferro Fe3O4).
Ímã Natural– Aquele encontrado na natureza, na cidade de Magnésia na Ásia. Atraía materiais ferrosos; Se orientava para o norte; Magnetita -43OFe.
Imãs Artificiais – são aqueles que adquirem propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. As capacidades magnéticas destes imãs podem superar a dos imãs naturais. Os imãs artificiais são produzidos por ligas metálicas,como por exemplo, níquel-cromo.
O Ímã Artificial pode ser: Temporário–Aquele cujas propriedades magnéticas cessam com o passar do tempo. Exemplo: Eletroímã Permanente-Aquele cujas propriedades magnéticas duram um longo período de tempo. Exemplo: Ímã de geladeira
Os imãs possuem dois polos (norte e sul).
1.2 POLOS
Região do ímã onde há uma maior concentração de linhas de força. (maior poderde atração).
Zona Neutra- Região do ímã onde há uma menor concentração de linhas de força. (menor poder de atração).
Campo Magnético- Região do espaço que envolve um ímã na qual, se for coloca do um metal este sofrerá a ação de uma força magnética.
Linhas de Força-Também chamadas de linhas de campo são linhas imaginárias que servem para representar o campo magnético, o qual é em qualquerponto tangente a essas linhas.

Fig. 1. Exemplo de polos
Algumas considerações: As linhas de força de um campo magnético, por convenção, saem externamente do polo Norte e vão para o polo Sul e, internamente vão do Sul para o Norte. As linhas de força de um campo magnético nunca se cruzam. As linhas de força de um campo magnético cortam todo e qualquer material. Polos de mesmo nome repelem-se epolos de nomes diferentes atraem-se.
2. BOBINAS
O movimento das cargas elétricas, e em particular a corrente elétrica, é responsável por um fenômeno de atração ou repulsão designado por força magnética. Dois condutores percorridos por uma corrente elétrica atraem-se um ao outro se os sentidos dos respectivos fluxos forem concordantes, e repelem-se no caso contrário. À força magnéticaencontram-se associados o campo magnético, o fluxo e a densidade de fluxo magnético, a permeabilidade magnética, a indutância ou coeficiente de autoindução, e o coeficiente de indução mútua.
A bobina é um componente que armazena energia sob a forma de um campo magnético, portanto sob a forma de cargas elétricas em movimento. A indutância é o parâmetro que relaciona a corrente elétrica com o fluxo...
tracking img