Aerodinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUCAO



A aerodinâmica estuda a atuação das forças do ar sobre qualquer objeto em movimento justificando assim o seu nome “aero”= ar; e “dinâmica”= movimento. É o campo de pesquisa que lida com o movimento de fluídos gasosos e as forcas exercidas pelos mesmos em corpos sólidos neles imersos. (Citação)(quem falo isso)
O design está totalmente relacionado com a aerodinâmica já que omesmo irá proporcionar um importante papel no desenvolvimento de objetos que estarão em contato direto com o ar. Essa ligação pode ser exemplificada em projetos e desenhos de pontes, navios, aeronaves, carros e antenas com a intenção de melhorar desempenho e segurança destes.
CARRO...(falar que meu trabalho vai ser voltado para veiculos)
Seu estudo não foca-se somente na elevação da velocidade mastambém na aquisição de maior estabilidade,menor consumo de combustível,maior eficiência do motor e menor desperdício de matéria-prima garantindo assim a preservação do meio ambiente Larica:2003



















1 Historia: a aerodinâmica ao longo dos séculos


1,1 estudando aerodinâmica:


O estudo do movimento de fluidos é uma atividade que vem sendo desenvolvidahá muitos séculos. Egípcios tinham relógio de água; Aristóteles foi provavelmente o primeiro a descrever o principio da continuidade; Arquimedes definiu as condições para que um corpo, quando mergulhado em um fluido,flutuasse ou não; Leonardo da Vinci, no século XV, sugeriu, entre outras coisas, formas que reduziam o arrasto de barcos na água; Leonard Euler, considerado um dos fundadores dahidrodinâmica, deduziu as equações de movimento de fluidos.


1. Estudando movimentos dos fluidos


Estudar a historia da aerodinâmica é apresentar um mapa referente à evolução de sua interface com o design de produtos e seus benefícios para a sociedade.No design automotivo,é importante identificar e raciocinar a contribuição da mesma e também analisar o seu histórico no contextomundial.Assim como nos carros, observa-se a constante influência da aerodinâmica na fabricação de produtos em geral.
Tendência, comportamentos e conceitos pertinentes ao design aerodinâmicos estão constantemente sendo estudados para atendimento dos anseios e necessidades dos usuários.
No século XIX ,a hidrodinâmica que também estudava o escoamento dos fluidos porem sendo estes líquidosesteve intimamente relacionado ao desenvolvimento da aerodinâmica, que apresentava problemas semelhantes, porém com desvantagens experimentais sobre a primeira, devido a existência de tanques de água circulantes na época.




1.1,2 estudo da aerodinâmica como técnica de combate:


O estudo da aerodinâmica surgiu com a necessidade de melhorar o desempenho dos aviões ainda no inicio doséculo XX,durante o período da Segunda Grande Guerra Mundial.Por exemplo, a equipe de design responsável pelo avião Douglas versão DC3,em 1935 revolucionou o transporte aéreo e tornou-se um símbolo da era pelo seu desempenho e estética técnica devido a sua austeridade e confiabilidade sob as condições mais difíceis.
Após a Segunda Guerra Mundial,com os países europeus destruídos pelocombate,a aerodinâmica tornou-se sinônimo de modernidade,avanço e eficiência tecnológica para os países. (HESKETT, 1998).
Surgiram também no pós-guerra,diversos construtores de carro,como Pininfarina, Ghia, Bertone, entre outros que incorporaram importantes avanços técnicos na área aerodinâmica.




1.3 Pininfarina: um ícone na historia da aerodinâmica


Battista "Pinin" Farina nasceuem Turim, 2 de novembro de 1893.teve seu último nome alterado para Pininfarina em 1961,pelo Presidente da Republica Italiana em proposta feita pelo Ministro da Justiça em considerações das suas realizações em termos sociais e de atividades industriais.
Em 1920,após trabalhar 11 anos com seu irmão no Giovanni's bodyshop, o "Stabilimenti Farina",Pininfarina foi para os Estados Unidos,para...
tracking img