Aeeeee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Origens da Abordagem Clássica
As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às conseqüências geradas pela Revolução Industrial e que poderiam ser resumidas em dois fatos bastante genéricos, a saber:
1.O crescimento acelerado e desorganizado das empresas,ocasionando uma gradativa complexidade na sua administração e exigindo uma abordagem científica e mais apurada que substituísseo empirismo e a improvisação até então dominantes.
O aumento da dimensão das empresas no período da 2ª Revolução Industrial leva a uma substituição das teorias de caráter totalizante e global por teorias micro-industriais de alcance médio e parcial.
Com a grande empresa de dimensões mais amplas surgem as condições iniciais de planejamento a longo prazo da produção, reduzindo a instabilidade e aimprovisação.
2.A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas. Com a substituição do capitalismo liberal pelos monopólios, instala-se nos Estados Unidos, entre 1880 e 1890, a produção em massa, aumentando o número deassalariados nas indústrias: torna-se necessário evitar o desperdício e economizar mão-de-obra. Surge o início da divisão de trabalho entre os que pensam e os que executam. Os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos, fixam funções, estudam métodos de Administração e normas de trabalho, criando as condições econômicas e técnicas para o surgimento do taylorismo nos Estados Unidos e dofayolismo na Europa.
Críticas sobre a Teoria Clássica
* Obsessão pelo comando - Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.
* A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo apedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.
* Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.
* A inexistência de fundamentação científica das concepções -  Não existe fundamentação experimental dosmétodos e técnicas estudados por Fayol. Os princípios que este apresenta carecem de uma efetiva investigação, não resistindo ao teste de aplicação prática.

Abordagem Clássica da Administração
No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e veio a desenvolver a chamada Escola daAdministração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através, inicialmente, da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Henri Fayol e veio a desenvolver a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa através da sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. Muito embora ambos não tenham secomunicado entre si e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é que as suas idéias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração, cujos postulados dominaram aproximadamente as quatros primeiras décadas deste século no panorama administrativo das organizações.
Assim, de um lado geral, a Abordagem Clássica da Administração pode serdesdobrada em duas orientações bastante diferentes e, até certo ponto, apostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência:
1- De um lado a Escola da Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Essa escola era formada principalmente por engenheiros, como Frederick Winslow Taylor (1856-1915), Henry Lawrence Gantt (1861-1919),...
tracking img