aeaweaw

954 palavras 4 páginas
1 - Iluminura ou miniatura é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos, produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. A sua elaboração era um ofício refinado e bastante importante no contexto da arte medieval. No século XIII, "iluminura" referia-se sobretudo ao uso de douração e portanto, um manuscrito iluminado seria, no sentido estrito, aquele decorado com ouro ou prata.

2 – Arquitetura Românica: ela esta mais caracterizada nos Castelos,catedrais pós domínio mouro,para combater a arquitetura mouristica,os grandes representantes da arquitetura românica Portuguesa são a Sé velha de Coimbra,a Sé de Braga,cujas as características são muros longos e compactos, habitualmente com pouca animação, são elementos construtivos fundamentais não só na vedação dos espaços como também na função de suporte. São os muros que aguentam e permitem a solução das pesadas abóbadas. As paredes são sempre relativamente grossas.A abóbada central, entre nós, está sempre apoiada em arcos torais. Em arco terminam também todas as aberturas românicas. Nos portais, o espaço superior, semi-redondo, da arcada recebe sistematicamente uma placa, que o encerra, a qual se chama “tímpano” . a adoção de meias colunas, embebidas ou adoçadas na construção. Os pilares são espessos e seguros, dividem, longitudinalmente, o corpo da igreja em naves e, transversalmente, em traços .
Para cobrir vãos, para equilibrar muros e pilares e para apoiar a cobertura, a arquitetura românica utiliza o arco . A arcada, simples ou ressaltos, é sistema extremamente seguro, desde que bem contrafortada, e que se adapta facilmente e bem à grossura dos muros de então. O arco de forma redonda é, sem dúvida, o mais típico do estilo românico, mas em muitas construções do séc. XIII dominam já

Relacionados