AE CCT0088 P2 TMS

1806 palavras 8 páginas
NOME DA DISCIPLINA:
REDES CONVERGENTES

CÓDIGO: CCT0088
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:
Atividade Estruturada – Pesquisa (parte 2)
OBJETIVO:
Metodologia

Esta atividade visa estimular o aluno a aprofundar os conceitos apresentados na segunda metade do curso de Redes Convergentes.

É baseada em uma pesquisa sobre temas fundamentais a respeito de Qualidade de Serviço, Redes NGN e Comunicações Unificadas.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Entender os aspectos envolvidos no conceito qualidade de serviço e as classes de serviço, conhecer mais detalhadamente os elementos centrais da NGN e aprofundar o conhecimento em Comunicações Unificadas.

DESENVOLVIMENTO:

Atividade Estruturada – Pesquisas
As Pesquisas 1 a 4 são propostas na Atividade Estruturada relativa à primeira metade do curso.

Pesquisa 5:
Fazer uma pesquisa sobre as classes da topologia DiffServ e quais são os serviços mais comumente mapeados nessas classes.
RESPOSTA: DiffServ ou serviços diferenciados é um método utilizado na tentativa de conseguir qualidade de serviço em grandes redes, como a Internet. O método DiffServ opera sobre grandes volumes de dados em oposição a fluxos ou reservas individuais. Isto implica uma negociação para todos os pacotes de, por exemplo, um ISP, ou universidade. Os acordos resultantes destas negociações são designados de "acordos de nível de serviço" (Service Level Agreements), e envolvem inevitavelmente um preço monetário. Estes acordos especificam que classes de tráfego serão servidas, que garantias são necessárias para cada classe, e qual o volume de dados para cada classe. Uma "nuvem DiffServ" é um grupo de routers DiffServ. Para os pacotes entrarem numa nuvem DiffServ terão que ser previamente classificados pelo emissor. O emissor preenche o campo de "tipo de serviço" (TOS, de Type of Service, posteriormente designado de DiffServ Code Point ou DSCP) no cabeçalho IP consoante a classe dos dados; as melhores classes são identificadas com os

Relacionados