advwrbfe

521 palavras 3 páginas
Introdução
O exame Cropólogico Funcional é uma análise laboratorial feito a partir amostra das fezes, onde busca descobrir se existe a presença de elementos indicativos da existência de vermes no intestino, sangramento gastrointestinal, problemas no fígado e deficiência na absorção de vitaminas pelo organismo, designando suas características, podem ser solicitados pelo médico para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas.
O estudo ele se compreende na pesquisa de leucócitos, fungos, ovos de helmintos, cistos de protozoários, larvas, resíduos alimentares, ph, desvios da flora bacteriana e outras reações químicas. É preciso seguir todas as regras da coleta para que o resultado seja avaliado corretamente.
A análise macroscópica é um dos primeiros passo da coprologia funcional, onde são avaliadas a quantidade , a consistência, o odor, a forma e a presença de sangue, de muco e de resíduos alimentares a olho nu. Já na análise microscópica, os elementos anormais como o sangue, muco e resíduos alimentares poderão ser mais bem avaliados com o auxílio de corantes e da microscopia ótica. Pode ser detectada a presença de fibras musculares, de tecido conjuntivo, de celulose, de flora iodófila, de leucócitos, de hemácias, de amido, de gordura, de muco, de ácidos graxos e de diversos cristais .A etapa final do processo utiliza provas bioquímicas para a avaliação da presença de pigmentos biliares (bilirrubina e estercobilina),proteínas degradadas e não-degradadas, e a dosagem de amoníaco e de ácidos orgânicos totais. Por estes métodos, é onde se identifica a presença de aceleração ou diminuição do trânsito intestinal, bem como detectar insuficiências digestivas de origem gástrica, bilear, do intestino delgado ou cólon.

Recomendações para o exame
Ao longo de três dias de dieta não é permitido o uso de medicamentos, bebidas alcoólicas ou gasosas. Após os dias de dieta, se coleta todo o material de fezes de uma evacuação;é

Relacionados