Advogado do diabo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme conta a história de um jovem acusado de matar o próprio pai, devido ao seu envolvimento em uma briga contra ele na noite do crime. Por esse motivo, tornou-se o único suspeito do assassinato, indo a julgamento.
Iniciado o julgamento, o destino do acusado fica nas mãos do júri composto de doze pessoas totalmente desconhecidas uma da outra, que irão decidir no tribunal se ele é culpado ouinocente.
O juiz por sua vez, manifestando um breve discurso, dimensiona para os jurados a importância e a responsabilidade de todos num veredicto seguro, convicto e unânime; pois qualquer evidência de dúvida na veracidade das provas e testemunhos apresentados no caso; significaria incerteza na condenação à morte de um jovem inocente, ou por outro lado, inocentar um culpado.
Sustentados por umsentimento de pressão, os doze jurados são isolados e transferidos para uma sala fechada, com pouca ventilação, onde iniciam o debate sobre o julgamento do réu acusado. Sentados frente a frente, decidem uma votação preliminar com o intuito de economizar tempo na discussão do assunto, que para a maioria já se mostrava uma sugerida sentença.
Conhecidos os votos através do número de indivíduos com amão levantada, nota-se que apenas um dos doze jurados exerce opinião contrária, não levantando a mão conforme os demais, que consideravam o acusado culpado pelo crime em questão. A partir daí, os outros jurados não concordando e ironizando a decisão do único que se mostrava realmente compromissado com a justiça, julgando com coerência os fatos; começam então atacar a ousadia do corajosoarquiteto Davis, o único que discordava dos demais.
Fervorosos, perguntam a ele os motivos de sua opinião sobre o crime, pois os fatos expostos no julgamento, por si só pareciam obviamente concluírem a culpa do acusado pelo crime. Durante sua argumentação, Davis tenta convencer os demais jurados que seu objetivo não é condenar ou absolver alguém, mas sim, julgar com coerência para não cometer injustiça.No entanto, por se tratarem de pessoas de diferentes origens, personalidades, condição social e idade, cada um dos jurados coloca-se num ângulo de visão diverso, enxergando através de suas experiências e motivações. Alguns irredutíveis, demonstrando opinião formada sobre a culpa do réu, outros seguindo a opinião da maioria e por último, aquele extremamente nervoso por acreditar que acusando ojovem, estaria acertando contas do passado; mostrando assim uma fragilidade complexa do grupo.


Persistindo com sua minuciosa análise das provas apresentadas no julgamento, Davis argumenta com os demais, utilizando uma incrível capacidade de persuasão; fazendo-os rever os conceitos utilizados na decisão do voto. Aos poucos, os jurados vão estabelecendo uma visão comum do caso, e com isso,mudando os seus votos.
Convencidos da inocência do jovem acusado, todos transferem a atenção para o único jurado a discordar do esclarecimento dos fatos. Sentindo-o só na decisão de condenação do réu, o descontrolado jurado inicia um monólogo dominado por mágoa e atrito de idéias para tentar convencer os outros de sua escolha.
Entregue a emoção, esse jurado joga sua carteira em cima da mesa e pelaúltima vez critica os jurados. Vendo na mesa a foto de seu filho que havia discutido também, tempos atrás; raivosamente começa rasgá-la, deixando a razão se mostrar. Emocionado, desabafa suas lágrimas e inocenta o acusado.
Por ultimo, os jurados são chamados para darem o veredicto... Inocência do acusado.

Conflitos encontrados
A meu entendimento, os conflitos descritos abaixo são peças de umquebra cabeça que fui separando com o decorrer do filme:
1º Iniciado o julgamento o juiz manifesta um breve discurso, dimensionando a importância de um veredicto seguro, convicto e unânime:
O que pensar da grande dúvida que surgiu na mente do juiz; será que esses jurados estão mesmo preparados para julgar o acusado de forma justa e honesta, deixando de lado suas experiências, preconceitos e...
tracking img