Adventista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA
   Não podemos pensar na origem dos “sabatistas” sem recordar os conflitos entre o apóstolo Paulo e os judaizantes. A luta entre o legalismo e o evangelho da graça de Deus é muito antiga. Continua em tempos modernos no vigoroso programa dos adventistas do Sétimo Dia.
   O sabatismo não é uma seita como, muita gente pensa: “uma denominação igual às outras, com a únicadiferença de guardar o Sábado”. É uma seita perigosa que mistura muitas verdades bíblicas com erros tremendos no que se refere as doutrinas cristãs ou interpretações de profecias.
   No princípio do século dezenove houve um despertamento de interesse pela Segunda vinda de Cristo entre os cristãos. Guilherme Miller, pastor batista no Estado de Nova Iorque, dedicou-se ao estudo detalhado dasescrituras proféticas. Convenceu-se de que Daniel 8:14 se referia à vinda de Cristo para “purificar o santuário”.
   Calculando que cada um dos 2.300 dias representava um ano, tomou como ponto de partida a carta de regresso de Esdras e seus compatriotas a Jerusalém e 457 a.C., e chegou à conclusão de que Cristo voltaria à terra em 1843. Isto foi em 1818…
   Por um quarto de século, Miller proclamou amensagem para classes especiais a cristãos de diferentes Igrejas. O interesse dos crentes em relação à mensagem era crescente e o número deles ia de cinquenta a cem mil pessoas preparando-se para o fim do mundo: muitos crentes doaram suas lavouras, e se prepararam para receber o Senhor no dia 21 de março de 1843.
   Chegou o dia e o evento esperado… não aconteceu!
   Miller revisou os seuscálculos, descobriu um erro de um ano. Devia ser no dia 21 de março de 1844. Ao chegar essa data… nada aconteceu.
   Uma vez mais um novo cálculo indicou que seria o dia 22 de outubro de mesmo ano. Porém essa previsão também falhou…
   Guilherme Miller, dando toda a prova de sua sinceridade e honradez, confessou simplesmente que se havia equivocado em seu sistema de interpretação bíblica. É precisocerta grandeza de alma, ou graça do Senhor para reconhecer abertamente seu próprio erro: Miller a teve e não mais tratou de defender a interpretação que havia proclamado por um quarto de século.
   Porém nem todos os seus discípulos estavam dispostos a abandonar a sua mensagem. Dos muitos que o haviam seguido, três se uniram para formar uma nova Igreja, baseada numa nova interpretação da mensagemprofessada por Miller.
   No dia depois da “grande desilusão”, Hiram Edson, um fervoroso discípulo e amigo pessoal de Miller, teve uma “revelação”. Nela compreendeu que Miller não estava equivocado em relação a data, mas sim em relação ao local: disse que Cristo havia entrado no dia anterior no santuário celestial, não no terrenal, para fazer uma obra de purificação ali.
   Edson partilhou comoutros membros de seu grupo as "boas-novas". Outros dois grupos se uniram a essa nova revelação: um dirigido por Joseph Bates (que dava ênfase a guarda do Sábado) e outro dirigido por Hellen G. White (que dava ênfase aos dons do Espírito).
AS REVELAÇÕES DE HELEN WHITE
   As revelações de Helen White tiveram muito que com a formação das doutrinas dos adventistas, e seus escritos prolíficoscontribuíram grandemente para a expansão da Igreja Adventista. Ela e seu esposo disseminaram amplamente seus ensinos proféticos e doutrinários por meio de revistas e livros.
   Embora a Igreja adventista afirme que a Bíblia é sua autoridade doutrinária, ainda crê que Deus inspirou Helen White em sua interpretação das Escrituras e em seus conselhos, conforme se encontram em seus livros.
OBRAS DA SRA. WHITE   Como já dissemos, os livros da Sra. White são considerados “inspirados” por Deus e no mesmo nível da Bíblia, que citam apenas para comprovar o que ensinam, buscando versículos ou passagens isoladas.
   O livro “O Grande Conflito” (lido, respeitado e acreditado no meio de muitos evangélicos) é considerado a obra prima da Sra. White e recomendam-no largamente. Tal livro já foi editado em...
tracking img