Adulterio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adultério, no conto “O Talião” de Marques de Sade.

Iranilda Ferreira de Araújo
Ana Carolina Alves
Joabson Lima Figueiredo

Resumo: O presente artigo propõe discutir a concepção ocidental sobre o sexo extraconjugal, envolvendo o clero. O adultério e a vingança serão as peças chave dessa pesquisa, com uma narrativa cheia de ironia o Marquês de Sade no seu conto O Talião, descreve asociedade do seu tempo escandalizando a todos com uma leitura que foge dos padrões de literatura daquela época.

Palavras – chave: Sade; Adultério; Clero; Ironia; Vingança.

Introdução:
Este artigo propõe-se a análise do conto O talião do Marques de Sade que compõe a obra Contos Libertinos, tendo com foco o adultério.
Sade era adepto do ateísmo e era caracterizado por fazer apologia aocrime, já que enfrentar a religião na época era um crime e a afrontas à religião dominante, sendo, por isso, um dos principais autores libertinos - na concepção moderna do termo. Muitas das suas obras foram escritas enquanto estava na Prisão da Bastilha, na França encarcerado diversas vezes, inclusive por Napoleão Bonaparte, passando boa parte da vida aprisionado, foi processado por prostitutas,perseguido por suas ideias libertinas e abominado por monarquistas e republicanos.
De seu nome surge o termo médico sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros. Sade usava do grotesco para tecer suas críticas morais à sociedade urbana. Seus romances mais comentados são: 120 Dias de Sodoma (texto perdido e publicado somente no século XX); AFilosofia na alcova ou Os Preceptores Imorais;Justine, ou Infortúnios da virtude( escrito em 1787); O marido complacente e Os crimes do amor.
Sempre falam de Sade como um escritor erótico ou até mesmo pornográfico, Barthes acredita que na sociedade o erotismo não passa de um vocábulo, já que as práticas só podem ser codificadas se forem conhecidas, isto é, faladas, mas a sociedade nunca enunciaqualquer prática erótica, “apenas desejos, preâmbulos, contextos, sugestões, sublimações ambíguas”, de maneira que o termo erotismo pode ser determinado apenas como uma eterna alusão. Sob essa ótica, a literatura sadeana não é erótica, não existe no conto O Talião cenas sexuais de nenhuma natureza, sendo esta uma alegoria fundamental do erotismo moderno.

2. Estrutura do Conto
O conto O Talião éanticlerical, pois dois de seus personagens se corrompem, ambos mantém relações sexuais com pessoas casadas. A narrativa é traçada no tempo da idade moderna, século XVIII. Na cidade de Saint- Quentin, na França.
O foco narrativo gira em torno do adultério, envolvendo o clero (Igreja) e assim Sade rompe com sua literatura toda uma estrutura de morais vigente na época, uma forma de escandalizar aIgreja e a sociedade escondidas em “tabus”.

2.1 Personagens
A trama gira em torno de quatro personagens: o padre, a freira, o burguês da picardia Sr. Esclaponville, talvez ele fosse descendente de um desses ilustres trovadores das margens do Oise ou do Somme, tinha uma vida sofrida, mas que foi tirada das trevas havia uns dez ou doze anos por um grande escritor do século.
[...] eragorducho bom e alegre, de mais ou menos vinte e oito anos[...]
Sua esposa Sra. Esclaponville, que era uma loura sem graça e branquíssima, com belos olhos, gordinha e com grandes bochechas. A freira era prima de terceiro grau do Sr. Esclaponville sendo também sua amante.
A prima em terceiro grau era uma moreninha de olhos vivos, rosto bonito e olhar leviano, nariz arrebitado e cintura esbelta; estavaela aflita aos vinte e dois anos e religiosas havia quatro; irmã Petronille era seu nome.
Essa descrição da beleza feita por Sade tem uma importância fundamental, pois primeiro ele a pinta, para logo mais a frente sujá-la. A imagem literária formada por quem lê a descrição da prima freira é a imagem de um anjo, a imagem da delicadeza. Só que no mesmo parágrafo é acrescentado sobre a personagem...
tracking img