Adult'arte - adultos com arte p'ra vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 125 (31166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

Dar continuidade refletindo, explorando com arte para a vida Ricardo Jorge Rodrigues Cardoso
Relatório de Projeto para a obtenção do título de Mestre no Curso de Mestrado em Educação e Intervenção Social - Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

Orientadora: Professora Doutora Ivaneide Mendes Porto 2012

Mestrado emEducação e Intervenção Social Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

RESUMO
A Educação e Intervenção Social só acontece se todos os que estiverem envolvidos nela forem promotores e protagonistas da própria mudança. É desta forma que este trabalho de investigação-ação participativa se dá, promovendo a mudança através de um projeto co-construído, permitindo uma melhor qualidade devida, assim como uma maior autonomia de um grupo de antigos formandos do Curso de Desenvolvimento e Inclusão Social do Centro Social Paroquial de Santa Eulália - Vizela. Estes antigos alunos constituem o grupo informal Adult’Arte, que, através do teatro, vão construindo e promovendo a coesão comunitária, bem como a sua integração socioprofissional. Este trabalho desenvolvido parte dos reaisproblemas que um grupo de indivíduos partilha, no qual se envolvem a fim de os resolver e para que atinjam um nível desejado de satisfação.

PALAVRAS-CHAVE
Desenvolvimento Comunitário, Educação de Adultos, Intervenção Social, Teatro do Oprimido, Inclusão

Ricardo Cardoso

2

Relatório de Projeto

ABSTRACT
Education and Social Intervention only happens if all those involved in it arepromoters and protagonists of the change itself. This is how this work of participatory action-research takes place, promoting change, through a co-buit project, allowing a better quality of life, as well as a greater autonomy of a group of former students of the Course of Social Development and Inclusion at Centro Social Paroquial de Santa Eulália - Vizela. These alumni constitute the informal groupAdult'Arte, who, through theater, are building and promoting community cohesion, as well as their social and professional integration. This work starts from the real problems that a group of individuals share, in which they engage in order to solve them and to achieve a desired level of satisfaction.

KEYWORDS
Community Development, Adult Education, Social Intervention, Theater of the Oppressed,Inclusion

3

Ricardo Cardoso

Mestrado em Educação e Intervenção Social Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

AGRADECIMENTOS
Estou muito grato às pessoas que me ajudaram a desenvolver as minhas ideias ao longo deste percurso. No topo desta lista, estão todos aqueles que por várias razões se encontram numa situação de fragilidade e vulnerabilidade social e que comigodesenvolveram um caminho. Caminho esse às vezes ingrato, outras vezes, cheio de esperança, de luz. Imediatamente a seguir, agradeço à minha orientadora, Professora Doutora Ivaneide Mendes, que, com a sua genialidade, sempre tornou o meu caminho mais fácil, fazendo-me refletir sobre assuntos, sem nunca me ter feito, em momento algum, sentir mal por ter que voltar atrás, fazer de novo ou refletir mais umpouco. Agradeço às minhas colegas e amigas de turma, por tornarem este caminho um percurso sarapintado de alegria, gargalhadas, brincadeiras e apoio incondicional. Aos professores, que ao longo deste curso de Mestrado contribuíram para a minha aprendizagem, e pela mobilização de conhecimento, que, de uma forma diferenciada, ajudou o meu desenvolvimento pessoal, académico e profissional. Efundamentalmente à minha família (Luís Cardoso, Josefina Rodrigues, Mara Cardoso, António Carvalho e restantes elementos) que tanto me entusiasmaram para a construção deste trabalho.

Obrigado

Ricardo Cardoso

4

Relatório de Projeto

ÍNDICE
RESUMO ......................................................................................................................... 2 PALAVRAS-CHAVE...
tracking img