Adubo foliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Adubo foliar


A adubação foliar é uma técnica de nutrição complementar que fornece micro e macro nutrientes. O baixo custo e a uniformidade da aplicação são algumas de suas vantagens.


As plantas, para que possam se desenvolver e produzir necessita - além de água, luz, oxigênio e gás carbônico - de diversos nutrientes, que, por definição, são divididos em macro (N, P, K, Ca, Mg eS) e micronutrientes (Zn, B, Mn, Cu, Fe, Mo, Co e Cl). Cabe ao produtor garantir através da adubação, que as suas plantas recebam as quantidades de nutrientes necessárias para a produção. O correto planejamento da adubação é a base de uma alta produtividade com qualidade.


O produtor tem a sua disposição vários métodos de fornecer os nutrientes para as plantas. Entre esses, pode-se citar aadubação verde ou orgânica, a adubação mineral de solo, a fertirrigação e a adubação foliar. A escolha do método mais adequado ou a combinação dos mesmos vai depender da situação e é parte integrante do planejamento da adubação. A fertilização foliar é uma alternativa interessante de suprir nutrientes para as plantas e apresenta em determinadas situações vantagens em relação às outras formas deadubação. Pode-se dizer que é uma técnica não convencional e a sua correta definição é de suma importância:  “Adubação foliar é a aplicação de nutrientes solúveis na parte aérea das plantas, visando complementar a nutrição nos períodos de grande consumo de nutrientes e favorecer o equilíbrio nutricional. Desta forma, a fertilização foliar é uma prática auxiliar para fornecer principalmentemicronutrientes e macronutrientes secundários (Ca, Mg e S)”.


Portanto, a adubação de solo é a prática básica, o pré-requisito de uma alta produtividade, e sempre deve ser incluída no planejamento da produção. Vale, então, enfatizar que a fertilização foliar entra como um método de fornecer nutrientes de forma complementar ou suplementar durante os estádios de desenvolvimento em que as plantasdemandam altas quantidades de nutrientes e nos quais o solo, eventualmente, não os libere na velocidade necessária para garantir o suprimento adequado.  Desta forma, a adubação foliar se justifica em diversas situações:


Mobilidade - Muitos nutrientes, por exemplo, Zn, Mn, Cu, Fe, Mo, Co, apresentam baixa ou nenhuma mobilidade no solo o que dificulta a sua absorção pelas plantas,principalmente durante os estádios de desenvolvimento em que as mesmas demandam altas quantidades de nutrientes, podendo, nesta situação, a adubação foliar suplementar estes nutrientes, de forma a se evitar a ocorrência de deficiências temporárias, tanto ocultas como visíveis, que podem vir a comprometer a produtividade.


Indução – Quando ocorre deficiência induzida ou provocada, a situação em que onutriente se encontra no solo, mas não está acessível e/ou disponível para a planta. São vários os motivos que podem levar à ocorrência de deficiência induzida. Entre elas, pode-se citar falta ou excesso de água, problemas de física do solo (por exemplo, compactação), pragas e doenças do sistema radicular e, principalmente, desequilíbrios nutricionais decorrentes do excesso de Nitrogênio, Fósforoe/ou Potássio no solo. Da mesma forma, a elevação demasiada do pH em virtude do uso excessivo de calcário, indisponibiliza diversos nutrientes. Nestas situações, a adubação de solo pode não trazer os resultados desejados, já que os nutrientes fornecidos podem vir a ser indisponibilizados da mesma forma. Num primeiro momento, a fertilização foliar é, portanto, a melhor alternativa. Num segundomomento, é necessário resolver o problema que está causando a deficiência induzida, para que as plantas possam utilizar a reserva de nutrientes do solo.


Correção- No aparecimento de deficiências, a adubação foliar permite que a correção seja feita de forma rápida e eficiente, principalmente quando se trata de deficiências de micronutrientes ou macronutrientes secundários. Uma correção rápida...
tracking img