Adsorção carvão ativado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução 2
2. Objetivos 4
3. Materiais e Reagentes 5
3.1 Reagentes 5
3.2 Materiais 5
3.3 Esquema de Aparelhagem 6
4. Metodologia/Procedimento 7
5. Comentários 7
6. Cálculos Experimentais 8
7. Tabelas 10
8. Gráficos 11
9. Conclusão 12
10. Bibliografia/ Webgrafia: 12
10.1 Conteúdo 12
10.2 Imagens 12


1. Introdução

Adsorção
Mesmoque o alcance prático da adsorção tenha sido previsto de longa data, só recentemente ela veio tornar-se uma operação unitária importante.
A adsorção é uma operação de transferência de massa do tipo sólido-fluido, na qual se explora a habilidade de certos sólidos em concentrar na sua superfície determinadas substâncias existentes em soluções líquidas ou gasosas, o que permite separá-las dosdemais componentes dessas soluções. Ou seja, é uma operação que visa transferir uma substância presente numa fase gasosa ou líquida para a superfície de um sólido.
Possuindo características próprias e extraordinárias, a adsorção se destaca pelo alto grau de recuperação que propicia a partir de soluções de extrema diluição. Também, tanto em nitidez como em eficiência, as separações por adsorçãosuperam todas as demais realizadas por transferência de massa. Normalmente a quantidade total adsorvida varia entre 5 e 30% do peso do sólido adsorvente, podendo chegar excepcionalmente a 50%. Uma vez que os componentes adsorvidos concentram-se sobre a superfície externa do sólido, quanto maior for a superfície externa por unidade de peso do sólido, tanto mais favorável será a adsorção. Por esta razão,os adsorventes são geralmente sólidos com superfícies porosas.
Aplicação industrial
Há muitos exemplos: Desumidificação de gases; Recuperação de vapores de solventes valiosos arrastados pelos gases; Remoção da umidade da gasolina; Branqueamento das soluções de açúcar, dos óleos vegetais e minerais; Desodorização do gás carbônico e das bebidas; Recuperação de vitaminas e outros produtosvaliosos contidos em mostos de fermentação; Desodorização de esgotos ou do ar aspirado; Desodorização de cozinhas ou sanitários com carvão ativado; Secagem de gases por adsorção em sílica gel.
Principais Adsorventes industriais
Um adsorvente deve reunir uma série de características favoráveis de eficiência, seletividade, mecânica, perda de carga, custo, aglomeração, inércia química, e densidade. Amais importante é a área interfacial (área externa mais área dos poros). Muitas vezes os poros têm dimensões da mesma ordem de grandeza das moléculas, resultando em conseqüência áreas de adsorção elevadíssimas. Matell refere-se a carvões ativos para máscaras contra gases com áreas externas efetivas da ordem de 1 km2/ kg de carvão.
Principais adsorventes de importância industrial (apresentados emordem decrescente):
Terra fuller: É uma argila natural (silicato de alumínio e magnésio). Empregada no branqueamento, clarificação e neutralização de óleos minerais, vegetais e animais. Graxas e gorduras também são branqueadas com terra fuller. Os produtos de petróleo ficam límpidos e com suas qualidades melhoradas após o tratamento com terra fuller.
Argila Ativada: É empregada para branquearprodutos de petróleo. A argila depois do tratamento deve ser filtrada, lavada, secada e finalmente moída.
Bauxita: Emprega-se para clarificar produtos de petróleo também é empregada na secagem de gases.
Alumina: A ativação consiste em retirar a umidade por aquecimento, resultando um produto altamente poroso, granular ou em pó,e encontra aplicação principalmente na secagem de gases e líquidos.Sílica-gel: Aplicações industriais mais importantes: secagem de gases, condicionamento de ar, purificação de gases (CO2, H2, O2, N2, Cl2), fracionamento de misturas de hidrocarbonetos, refino de produtos destilados de petróleo e recuperação de vapores de solventes orgânicos diversos (acetona, benzeno, thinner ou água raz, por exemplo). Utilizada também como suporte de catalisadores.
Carvão...
tracking img