adsbas

425 palavras 2 páginas
1-A pele é dividida em três partes, sendo elas a epiderme, a derme e a hipoderme, onde cada uma delas é formada por um tecido diferente, cite o nome dos tecidos de cada parte, e porque esses tecidos recebem este nome:
Na epiderme, temos o tecido epiterial, estratificado, pavimentoso, queratinizado é chamado de tecido epiterial todo tecido que cobre algum órgão, ou seja a cobertura da pele, o tecido estratificado se define como um tecido que tenha varias camadas, como a epiderme, que mesmo sendo muito fina, tem em media de quatro a cinco camadas, é chamado de tecido pavimentoso porque ele é continuo (liso), e queratinizado porque as células que compõem a epiderme, são chamadas de queratinocitos que são células responsáveis por sintetizar e produzir a queratina. Já na derme, temos o tecido conjuntivo frouxo, o tecido conjuntivo, é sempre formado por colágeno e mais alguma proteina, sendo na derme o elastina, que serve para dar volume e elasticidade a sua pele. Na hipoderme temos o tecido conjuntivo adiposo, que recebe este nome, porque temos colágeno e células adiposas, ou seja, células de gordura.
2-O osso é feito de uma matriz mineral, e uma camada de colágeno, quais os nutrientes que fazem parte da matriz mineral? E pra que elas servem?
A matriz mineral é formada de Fosfato de Cálcio (CaPO4) que formam uma estrutura chamada de cristais de hidroxiapatita, que são os cristais que dão dureza ao osso.
3-Quais os ossos que formam o pé?
O pé é formado pelo calcâneo, o tálus, o cubóide, o navicular, o cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e o cuneiforme lateral que formam o conjunto dos tarsos, então temos os metatarsos e as falanges, que do segundo ao quinto dedo temos falange distal, falange proximal e falange intermédia, já no halux temos apenas falange distal e falange proximal.
4-O corpo humano tem três tipos de articulações, a fibrosa, a cartilagínea, e a sinovial, descreva um exemplo de cada e se ela é anfiartrose, diartrose ou sinartrose?
Na

Relacionados